Imagem Destaque
Pelo CINE B foram projetadas mais de 50 títulos nacionais entre longas e curtas metragens em mais de 120 sessões realizadas em salões de paróquias, escolas públicas, ao ar livre, em salões de festas, em áreas extremas de periferias, favelas, onde é mais difícil o acesso à cultura e, por isso mesmo, tão necessárias iniciativas como essa. O público de mais de 16 mil pessoas - parte delas pela primeira vez em uma sala de cinema - é o resultado dessa história de sucesso que merece ser premiada.
A secretária-geral do Sindicato, Juvandia Moreira, destaca que o CINE B faz parte dos projetos do sindicato-cidadão, que além de se preocupar com os bancários aos quais representa, se preocupa com a comunidade, com a cidade em que a categoria vive. “São formas de interferir nas cidades e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, completa.
Estatueta - A Premiação do Projeto CINE B cela o reconhecimento aos profissionais de cinema da produção brasileira que participaram das exibições produzidas por este projeto em 2007 e 2008, que receberão a estatueta criada especialmente para a ocasião. Ela traz uma versão do Eurico, personagem conhecido dos bancários criado há 18 anos pelo cartunista do Sindicato Márcio Baraldi. Os Representantes de comunidades serão homenageados pela participação no CINE B.
“A premiação é mais uma forma de incentivar as produções nacionais dentro desse projeto democratização do acesso à cultura, ao lazer e de formação de público. De um lado, valorizamos as produções nacionais e do outro, formamos público e propagamos essa linguagem pela qual os brasileiros se identificam”, afirma a diretora da Brazucah, Cynthia Alario.
SERVIÇO
DATA: 31 de maio de 2010
HORA: 19h
LOCAL: Grêmio Recreativo Café dos Bancários, na sede do Sindicatos dos Bancários de São Paulo, Osasco e região (Rua São Bento, 413, Centro Ed. Martinelli)
Credenciamento – Confirmar presença até às 12h do dia 31 de maio pelo e-mail [email protected] , [email protected] com assunto PREMIAÇÃO CINEB - ou pelo 3188-5330.
O CINE B - é um circuito alternativo de exibição gratuita de filmes brasileiros que despertam o interesse pela cinematografia nacional em pessoas que não tem acesso ao circuito comercial convencional. O projeto nasceu em 2007, quando atingiu um público de quase 2.400 mil pessoas em mais de 24 exibições. Em 2008, o número subiu para 3.900 espectadores durante 33 sessões. O balanço deste ano é ainda mais positivo: as sessões do CineB serviram como ponte para 7.700 cidadãos assistirem a produções nacionais – curtas e longas metragens em 51 exibições.
Filmes e diretores premiados
Tapete vermelho
Luiz Alberto Pereira
O Ano que meus pais saíram de férias
Cao Hamburger
Dia de Festa
Toni Venturi / Pablo Georgieff
Proibido Proibir
Jorge Durán
Batismo de Sangue
Helvécio Ratton
Em trânsito
Henri Arraes Gervaiseau
Antonia
Tata Amaral
Caminho das Nuvens
Vicente Amorim
Bendito Fruto
Sérgio Goldenberg
Saneamento Básico
Jorge Furtado
Boleiros - Era uma vez o futebol
Ugo Giorgetti
Depois daquele Baile
Roberto Bomtempo
Garoto Cósmico
Alê Abreu
Meu nome não é Johnny
Mauro Lima
O mundo em duas voltas
David Schürmann
O Paío
Monique Gardemberg