Pular para o conteúdo principal

Diretor do BC aponta aumento do crédito

Linha fina
Média diária de empréstimos cresceu 6% de março para abril. Relatório oficial da autoridade monetária deve ser divulgado nessa sexta 25
Imagem Destaque

São Paulo – O diretor de política econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, informou que houve aumento de 6% da média diária de concessão de crédito no país no mês de abril, em relação a março. Durante apresentação do boletim regional do BC em Curitiba, na quarta-feira 23, Araújo associou o crescimento à queda nas taxas de juros dos bancos. O relatório oficial do BC sobre o crédito está previsto para ser divulgado nessa sexta-feira 25.

“Há um sentimento mais positivo pelo lado da oferta (de crédito) e, no lado da demanda, a redução das taxas é, sem dúvida, um fator levado em consideração pelas famílias e pelas empresas. Isso mostra que o mercado de crédito está mostrando uma reação”, disse Araújo.

Ainda segundo o diretor do BC, a média diária da concessão de empréstimos para pessoas físicas subiu 8,1%, mais do que a média para empresas que cresceu 4,6% em relação a março. No mês passado, o avanço da média diária das concessões foi de 2,1% sobre fevereiro.

Spread – Araújo também informou que os spreads (diferença entre o que os bancos gastam na captação de recursos e quanto cobram para emprestar dinheiro), assim como os juros, caíram.

Em relação a março, o spread recuou 1,9 ponto percentual nos empréstimos para pessoa física e 0,9 p.p. nos direcionados a empresas. A queda geral do spread, que estava em 28 pontos percentuais, foi de 1,5 ponto percentual em abril.

Já as taxas de juros recuaram, em média, 2 pontos percentuais em relação ao mês passado, quando o juro médio, segundo relatório do BC, ficou em 37,3% ao ano. Em abril, as taxas cederam 2,3 pontos percentuais para pessoas físicas e 1,4% para jurídicas.


Redação, com informações do Valor e Estado de S. Paulo - 24/5/2012

seja socio