São Paulo – O britânico Guy Ryder foi eleito novo diretor-geral da OIT (Organização Internacional do Trabalho), tornando-se o primeiro candidato a assumir o cargo com apoio das entidades sindicais, dentre elas a CUT (Central Única dos Trabalhadores).
Ryder venceu, com 30 votos, nove candidatos na eleição de segunda 28, em Genebra, durante a 314ª reunião da OIT.
O britânico ocupava o cargo de diretor-executivo da entidade e tem um histórico de atuação no movimento sindical britânico, tornando-se o primeiro secretário-geral da Confederação Sindical Internacional (CSI). Segundo ele, sua candidatura incomodou países ricos como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, que firmaram posição mais conservadora e queriam um candidato de fora, que não tivesse vínculos com a OIT, buscando uma reforma ampla de atuação de acordo com seus interesses.
O Brasil foi o primeiro país da América Latina visitado por Ryder, que esteve na sede da CUT no dia 27 de fevereiro deste ano.
“Estou extremamente contente. Esta eleição representa uma grande oportunidade, em tempos de crise mundial, para marcar uma diferença na vida de milhões de pessoas, para melhorar suas vidas, inclusive as das pessoas que jamais escutaram falar da OIT”, disse Guy.
Redação, com informações da CUT – 29/5/2012
Linha fina
Britânico Guy Ryder será o primeiro apoiado por entidades sindicais, dentre elas a CUT, a assumir o cargo
Imagem Destaque