Pular para o conteúdo principal

Trabalhadores fazem a festa na zona sul

Linha fina
Ato da CUT apoiado pelo Sindicato leva serviços gratuitos à população, shows e debate sobre autonomia sindical e necessidades dos moradores da região
Imagem Destaque

São Paulo – A chuva só ameaçou, mas o Dia do Trabalhador foi celebrado na zona sul com alegria, shows, serviços gratuitos para os moradores da região do Grajaú no 1º de Maio. As atividades realizadas pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e com o apoio do Sindicato foram promovidas pelo terceiro ano consecutivo e reuniu aproximadamente 17 mil pessoas, entre adultos e crianças, que passaram por algum tipo de atendimento e cerca de 45 mil espectadores nas apresentações musicais.

> Fotos: veja como foi a celebração na zona sul
> Vídeo: matéria especial sobre o 1º de Maio no Grajaú

Ao mesmo tempo, ocorreu o ato da CUT no Vale do Anhangabaú (foto abaixo), com shows e comida típica e a reunião de cerca de 120 mil pessoas.

Na zona sul, nas tendas armadas no Parque das Árvores, era possível aproveitar serviços de podologia, massagens relaxantes, corte de cabelo, verificar se o peso das crianças estava correto e até fazer exame de Papanicolau em uma área mais reservada, além de encaminhamentos para emissão de segunda via de certidões de Nascimento e Casamento. Para a criançada, não faltaram brinquedos.

Patrícia Cândido, estudante de enfermagem, não poderia comemorar o 1º de Maio de outra forma: ela trabalhou em uma das tendas, medindo glicemia e pressão arterial da população. “É muito bom estar aqui, em contato com pessoas que realmente precisam desse serviço próximo a elas. Além de aproveitar a diversão, estão cuidando da saúde”, disse Patrícia, que ao encerrar o trabalho permaneceu no local para se divertir.

A presença de jovens em busca de diversão chamou a atenção na celebração deste ano na zona sul. Neuremberg Bruno, acompanhado de dois amigos, estava lá para “curtir os shows”. Os skatistas tiveram livre acesso para praticar o esporte.

Ato político – Na parte da tarde a população da zona sul recebeu dirigentes sindicais e parlamentares no palco das comemorações pelo Dia do Trabalhador. A presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, falou à população sobre a importância das relações compartilhadas, de homens e mulheres fazerem juntos as tarefas de casa e cuidarem da educação dos filhos. A dirigente sindical também destacou a importância da luta por salários iguais para trabalhadores e trabalhadoras. “O Sindicato dos Bancários está muito feliz com esse ato na zona sul”, concluiu.

Imposto Sindical – O secretário de Finanças da CUT, Vagner Freitas, explicou à população o que é o imposto sindical e falou sobre a posição da CUT sobre a taxa. Vagner também lembrou a importância do desenvolvimento regional, tema do 1º de Maio da central.

O diretor-executivo do Sindicato Daniel Reis (foto à dir., com Haddad) ressaltou a importância de explicar para as famílias a relevância do plebiscito sobre o imposto sindical para que os trabalhadores tenham sindicatos fortes, atuantes e comprometidos com os trabalhadores. Bandeira levantada também pelo deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT), ex-presidente do Sindicato: “O fim do imposto sindical fortalece os sindicatos autênticos. O objetivo deve ser a defesa dos trabalhadores”, disse o parlamentar.

Os moradores da região também receberam o ex-ministro de Educação, Fernando Haddad. O político disse que, além da comemoração pelo Dia do Trabalhador, é preciso lembrar das conquistas do governo nos últimos 10 anos e o que representaram na vida da população. “Comemoramos conquistas, com alegria, mas também precisamos garantir melhorias da porta pra fora, para a cidade”, disse Haddad, lembrando que serviços públicos devem ter qualidade, pois trata-se de uma espécie de salário complementar para os cidadãos.

Reivindicações - E não foi apenas diversão que levou o público ao 1º de Maio do Grajaú. Conscientes das necessidades nos bairros da região, durante o ato político, jovens lembraram os parlamentares presentes e dirigentes sindicais da importância da reestruturação no bairro com melhorias na infraestrutura e a construção do hospital Parelheiros.

A animação musical ficou por conta do grupo de samba Pagode da 27, que com exaltações ao Grajaú fez o público cantar com emoção. O rock do K-Marot também agitou os jovens, que mais tarde puderam curtir o rap de Flora Matos, e o samba tradicional do grupo Fundo de Quintal.

Leia mais
> Corrida e caminhada no 1º de Maio de Osasco
> Occupy Wall Street renasce no 1º de Maio
> Seminário aborda desafios dos movimentos sociais


Gisele Coutinho - 2/5/2012

seja socio