Pular para o conteúdo principal

Copom breca ciclo de altas e Selic fica em 11%

Linha fina
Taxa básica de juros do país havia subido nas nove reuniões anteriores do Comitê de Política Monetária
Imagem Destaque

São Paulo – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter em 11% ao ano a taxa básica de juros. A reunião de quarta 28 durou mais de quatro horas. Havia aposta majoritária na manutenção da Selic em 11%, mas alguns acreditavam em novo aumento, que seria o décimo seguido.

"Avaliando a evolução do cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, neste momento, manter a taxa Selic em 11,00% a.a., sem viés", diz a nota divulgada pelo BC. Fica a dúvida sobre o período a que se refere a expressão "neste momento".

Pode ter pesado na decisão do Copom a perspectiva de fraco crescimento da economia, diante de uma sequência longa de aperto monetário. Essa visão prevaleceria sobre a da inflação, que tem se mantido próxima ao teto da meta. O atual governo chegou a reduzir os juros até a mínima histórica de 7,25%, mas desde abril do ano passado o BC retomou o ciclo de altas, acumulando 3,75 pontos percentuais desde então. Na sexta-feira 30, o IBGE divulga o PIB do primeiro trimestre.


Rede Brasil Atual, com edição da Redação - 29/0/2014

seja socio