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São Paulo – Pelo quarto mês consecutivo, o BMG ficou com a liderança do ranking de reclamações de clientes ao Banco Central. Em abril, a instituição teve 107 queixas consideradas procedentes e índice 43,35. As principais causas de insatisfação foram a “ausência de título adequado relativo a cartão de crédito consignado” (21); “irregularidades relacionadas ao Custo Efetivo Total (CET) de operação de crédito” (18); e “restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais” (16).
O Itaú manteve-se na vice-liderança do temido ranking, com 655 queixas procedentes e índice 10,84; seguido pela Caixa, com 706 reclamações e 8,88 de índice. Já o Santander ficou na quarta posição (247 queixas e índice 7,20) e o Bradesco em quinto (549 queixas e índice 7,06).
O ranking – Para elaborar o ranking, as reclamações que chegam a Banco Central são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é estabelecido o índice, que representa o número de reclamações de cada instituição financeira para cada grupo de 1 milhão de clientes.
Felipe Rousselet – 16/5/2016
O Itaú manteve-se na vice-liderança do temido ranking, com 655 queixas procedentes e índice 10,84; seguido pela Caixa, com 706 reclamações e 8,88 de índice. Já o Santander ficou na quarta posição (247 queixas e índice 7,20) e o Bradesco em quinto (549 queixas e índice 7,06).
O ranking – Para elaborar o ranking, as reclamações que chegam a Banco Central são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é estabelecido o índice, que representa o número de reclamações de cada instituição financeira para cada grupo de 1 milhão de clientes.
Felipe Rousselet – 16/5/2016