Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Contra o desmonte

Inscrições abertas: seminário Em Defesa das Empresas Públicas

Linha fina
Organizado pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, com apoio da Fenae, evento será realizado no dia 7 de junho, em Brasília; inscreva-se até 31 de maio
Imagem Destaque
Arte: Divulgação

São Paulo – Acontece no dia 7 de junho, a partir das 9h, no San Marco Hotel, em Brasília, o seminário Em Defesa das Empresas Públicas. Organizado pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, com apoio da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), o evento recebe inscrições de interessados até o dia 31 de maio pelo [email protected].

Os debates abordarão temas como a realidade brasileira, análise dos projetos em trâmite do Congresso Nacional, e apresentação de pesquisa sobre percepções e valores da população sobre serviços e empresas públicas. Ao final do seminário, serão encaminhadas propostas para atuação conjunta das entidades participantes.

“O seminário é uma grande oportunidade para que possamos discutir as ameaças que o governo Temer vem tentando impor às empresas públicas e as formas de resistência que adotaremos conjuntamente. Já estamos nesse caminho desde a criação do comitê, mas é preciso ampliar os debates e intensificar nossas ações para evitar novas perdas à sociedade”, destaca a coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, Maria Rita Serrano.

Comitê – O Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas foi criado em janeiro de 2016, inicialmente para fortalecer a luta contra o PLS 555, que mais tarde se tornaria o Estatuto das Estatais. A mobilização trouxe avanços no texto e evidenciou a necessidade de uma grande organização em defesa das empresas públicas. No dia 6 de junho de 2016 foi lançada a campanha “Se é público, é para todos”, que ganhou alcance nacional. Participam do comitê as centrais sindicais CUT, CTB, Intersindical, Conlutas, UGT e Nova Central, além de centenas de entidades representativas.    

Confira a programação:

9h - Abertura com Maria Rita Serrano (coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas) e Jair Ferreira (presidente da Fenae).

9h30 - Mesa Análise e Debate sobre a Realidade Brasileira, com a participação do representante da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos), Paulo Vannuchi, e do diretor-técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Clemente Ganz Lúcio.

11h - Apresentação da pesquisa Percepções e Valores da População sobre Serviços e Empresas Públicas, realizada pela Fundação Perseu Abramo. A exposição será feita por Vilma Bokany, coordenadora do Núcleo de Pesquisa da entidade.

13h - Almoço.

14h - Análise de Projetos no Congresso Nacional e Articulações. Com os assessores do Comitê e da Fenae, Luiz Alberto dos Santos, advogado e professor universitário, e Neuriberg Dias, analista político e assessor legislativo do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

15h30 - Debate com os representantes das centrais sindicais e demais entidades presentes para encaminhamento de propostas.

16h30 - Ato em defesa das Empresas Públicas e elaboração de carta-aberta.

17h - Encerramento.

seja socio