Bancários do BB realizarão na segunda-feira 28, ao meio-dia, um protesto exigindo do banco e do governo ilegítimo de Temer a realização de concurso público e contratações para suprir a falta de funcionários em todos os locais de trabalho. A atividade acontecerá na Rua São Bento, em frente ao prédio São João.
Nesta sexta-feira 25, o Banco do Brasil anunciou que irá transferir 90 escriturários de áreas meio (licitações, suporte a negócios e administração predial, entre outros) para as agências. Contudo, o BB deu dois dias para os funcionários escolherem qual o novo local de trabalho. Findado o período, a transferência será compulsória e sem data divulgada.
“O Sindicato exige contratações diante deste desmonte promovido pelo governo federal. O banco deveria era melhorar as condições de trabalho dos funcionários, pois lucrou R$ 3 bilhões neste primeiro trimestre, 20% a mais do que o mesmo período do ano passado”, lembra o funcionário do BB Davi Basso, diretor da Fetec e conselheiro consultivo da Previ.
Nos últimos 12 meses, o Banco do Brasil fechou 1.983 postos de trabalho e 270 agências no país, causando inclusive conflitos nesses locais de trabalho entre a população e bancários.
O Sindicato e os bancários do BB defendem um banco público para a sociedade, com crédito mais barato, tarifas menores e, principalmente, melhores condições de trabalho para os funcionários melhor atenderem a população.
“É importante a participação dos funcionários do BB no protesto. Precisamos de concursos públicos e contratações para preencher vagas nas agências e departamentos, pois há em todos os locais de trabalho sobrecarga. Vamos mostrar que estamos unidos e prontos para defendermos nossos direitos na Campanha Nacional, que já está começando”, finaliza Davi Basso.