Pular para o conteúdo principal
Chapéu
6,5% ao Ano

BC aponta 'arrefecimento' na economia e mantém taxa de juros

Linha fina
Decisão surpreende o "mercado", que esperava nova redução da Selic
Imagem Destaque
Sede do Banco Central, em Brasília, onde o Comitê de Política Monetária decide sobre a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic

Pela primeira vez em quase dois anos, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) não reduziu a taxa básica de juros da economia, a Selic, que foi mantida em 6,50% ao ano. Segundo comunicado divulgado pelo BC no final da tarde da quarta-feira 16, "os últimos indicadores de atividade econômica mostram arrefecimento, num contexto de recuperação consistente, mas gradual, da economia brasileira".

A decisão surpreendeu o chamado "mercado", que esperava novo corte, de pelo menos 0,25 ponto percentual.

A reportagem é da Rede Brasil Atual.

A última vez em que a taxa Selic se manteve foi na reunião encerrada em 31 de agosto de 2016. Naquela ocasião, estava em 14,25%. Desde então, foram 12 reduções consecutivas.

No comunicado do BC, o Copom diz que o cenário externo "tornou-se mais desafiador e apresentou volatilidade", com ajustes nos mercados internacionais. "Como resultado, houve redução do apetite ao risco em relação a economias emergentes."

Considerando esse cenário, o Comitê tomou a decisão por unanimidade. Além disso, afirma ver como adequada a manutenção dos juros no atual patamar. 

seja socio