Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Conheça o novo site

Rede Brasil Atual completa 10 de anos e de cara nova

Linha fina
Na batalha da comunicação contra a mídia hegemônica, portal de notícias estreia novo designer sem deixar de lado o compromisso com a democracia e a justiça social que marcam, há uma década, o jornalismo da RBA
Imagem Destaque
Foto: Reprodução RBA

Rede Brasil Atual completou uma década de jornalismo no dia 19 de maio em um contexto político bem diferente de quando nasceu, em que movimentos sociais e sindicais experimentavam sua ascensão ao passo que políticas de distribuição de renda eram colocadas em curso. Hoje, o momento é outro, mas, o desmonte do estado de direito, vivenciado pelo país, acaba por se impor como um reforço ao que há 10 anos dá norte a este site de notícias: o compromisso com a democracia, a justiça social em contraponto àqueles que se opõem a esses valores.

A reportagem é da Rede Brasil Atual.

Uma batalha na comunicação legado da Revista do Brasil que, há 13 anos, já se apresentava pela pauta plural no imprenso ao lado de diversos veículos que se somavam por uma comunicação alternativa, projetos garantidos pelo apoio de entidades sindicais.

Editor-chefe da RBA, Paulo Donizetti destaca em entrevista à Rádio Brasil Atual o apreço da redação do site pela produção de conteúdos que valorizem o interesse dos trabalhadores, de modo a garantir o papel da imprensa em cobrir o poder público e questionar o poder econômico, e em se unir a outros canais de comunicação que concorrem com a mídia hegemônica no meio digital.

“A nós que temos poucos recursos, mas temos inteligência, disposição e garra, nos cabe somarmos uns aos outros para produzir essas informações e fazer o contraponto, porque a grande característica da imprensa comercial hoje é o pensamento único, do sistema econômico movido pela financeirização da economia”, ressalta aos jornalistas Marilu Cabañas e Glauco Faria.

E é nessa disputa por uma comunicação mais democrática que a RBA lança, em face às comemorações de 10 anos, seu novo site com visual e condições de navegabilidade mais ágeis para os leitores acessarem tanto o conteúdo interno, mas também da Rádio Brasil Atual e da TVT, como afirma Donizetti.

“Somos um veículo que caminha de forma cada vez mais agregada, conjugada, tratando de conteúdos e linguagens diferentes que se completam. Foi um passo legal para continuarmos escrevendo essa história”, destaca.

Ouça a entrevista da radio Brasil Atual

seja socio