Os bancários do call center do Santander aprovaram o acordo aditivo que estabelece jornada especial para o teleatendimento. Devido à pandemia de coronavírus, a assembleia foi virtual, com votação por link disponibilizado no site do Sindicato dos Bancários de São Paulo, entre as 8h e 18h desta sexta-feira 15.
“O acordo prevê garantias como as pausas durante a jornada, que são essenciais para quem exerce esse tipo de função, de teleatendimento. Mesmo com a votação sendo virtual, os trabalhadores deram mais um exemplo de participação, votando pela manutenção de seus direitos”, destaca o dirigente sindical Fernando Mattos, bancário do Santander.
Entre as cláusulas do acordo estão a que estabece as pausas Extra Break, de 10 minutos, e Break, de 20 minutos, ambas descontadas da jornada de 6 horas (não podem ser desfrutadas nem nos 60 minutos iniciais nem nos 60 minutos finais da jornada); e a cláusula que prevê folga referente (ao trabalhar no feriado, o trabalhador tem direito a escolher sua folga referente com 3 opções de datas, de acordo com o calendário estipulado pelo banco).
“Agradecemos à participação de todos e todas por mais esta demonstração de união e entendimento de que é preciso manter nossos direitos, almejar novas conquistas e saber que o único caminho é a luta dos trabalhadores. Só a luta nos garante!”, conclui o dirigente.