Em meio ao feriado, bancários de São Paulo participaram da 20ª edição da Marcha da Consciência Negra de São Paulo. O ato que se concentrou no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, marcou o feriado estadual, que atende a uma luta histórica do movimento negro para homenagear o líder quilombola Zumbi dos Palmares.
O Coletivo de Combate ao Racismo do Sindicato também esteve presente e deu o seu recado já que no setor financeiro há um déficit de negros e negras ocupando cargos de chefia, além da desigualdade salarial para quem é mais retinto.
“Reivindicamos a todos os banqueiros que contratem mais pretos e pretas e que dê condições para eles galgarem cargos de liderança. Empresas e empresários que também tenham responsabilidade social com toda população preta”, diz Ana Marta Lima, secretária de Estudos Sócio Econômicos do Sindicato.
Para Fernando Mattos, além de reverenciar Zumbi dos Palmares, o dia da Consciência Negra foi para lembrar a luta dos heróis negros importantes.
“Estamos aqui também in memorian dos nossos heróis: Tereza de Benguela, Dandara, Zumbi dos Palmares e tantas outras pessoas que lutaram contra a escravidão, o racismo e pela liberdade para que vivêssemos em um mundo sem desigualdade”, finaliza o coordenador do Coletivo de Combate ao Racismo.