Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Consciência Negra

Bancários participam da 20ª Marcha da Consciência Negra

Imagem Destaque
Fotografia mostra bancários em passeata no dia da Consciência Negra

Em meio ao feriado, bancários de São Paulo participaram da 20ª edição da Marcha da Consciência Negra de São Paulo. O ato que se concentrou no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, marcou o feriado estadual, que atende a uma luta histórica do movimento negro para homenagear o líder quilombola Zumbi dos Palmares.

O Coletivo de Combate ao Racismo do Sindicato também esteve presente e deu o seu recado já que no setor financeiro há um déficit de negros e negras ocupando cargos de chefia, além da desigualdade salarial para quem é mais retinto.  

“Reivindicamos a todos os banqueiros que contratem mais pretos e pretas e que dê condições para eles galgarem cargos de liderança. Empresas e empresários que também tenham responsabilidade social com toda população preta”, diz Ana Marta Lima, secretária de Estudos Sócio Econômicos do Sindicato.

Para Fernando Mattos, além de reverenciar Zumbi dos Palmares, o dia da Consciência Negra foi para lembrar a luta dos heróis negros importantes.

 “Estamos aqui também in memorian dos nossos heróis: Tereza de Benguela, Dandara, Zumbi dos Palmares e tantas outras pessoas que lutaram contra a escravidão, o racismo e pela liberdade para que vivêssemos em um mundo sem desigualdade”, finaliza o coordenador do Coletivo de Combate ao Racismo.

seja socio