Pular para o conteúdo principal
Chapéu
20 de novembro

Sindicato participa de Marcha da Consciência Negra e fortalece luta antirracista

Imagem Destaque
Sindicato participa de Marcha da Consciência Negra e fortalece luta antirracista

Palmares de pé, racismo no chão. Zumbi e Dandara vivem em nós! Esse foi o mote que ecoou na Avenida Paulista durante a 21ª Marcha da Consciência Negra, realizada na quarta-feira (20). O Sindicato dos Bancários esteve presente na atividade, apoiando o movimento negro juntamente com outras entidades sindicais e movimentos sociais.

A concentração teve início às 14h, em frente ao MASP. Após discursos de lideranças e intervenções culturais, a marcha seguiu em direção à Rua Augusta até o Theatro Municipal. Os milhares de participantes empunhavam cartazes e faixas pelo fim do racismo, igualdade de oportunidades, educação antirracista, combate à violência policial e fim da escala 6x1.

Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários, junto à Raimundo Suzart, presidente da CUT-SP, e militantes do movimento negro

"Estamos marchando contra o racismo, por políticas públicas para a população negra e contra o genocídio do povo negro. Nós do Sindicato promovemos muitas campanhas, debates com especialistas, lançamos uma cartilha desconstruindo o racismo que já está em nosso site", afirmou Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários, ao relatar as ações da entidade na pauta racial.

Neiva também destacou o trabalho sindical nas negociações coletivas, que historicamente combate injustiças causadas pelo racismo estrutural.

"Nas mesas de negociação com os banqueiros, temos o compromisso de incluir cada vez mais bancários e bancárias negras no sistema financeiro, com igualdade salarial e acesso aos cargos de liderança."

Neiva Ribeiro - Presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região
Neiva Ribeiro participa de concentração da Marcha da Consciência Negra ao lado de companheiros do Sindicato dos Bancários

Feriado nacional

A partir da lei 14.759, de 21 de dezembro de 2023, promulgada pelo presidente Lula, o Dia da Consciência Negra se tornou feriado com abrangência nacional. Fernando Mattos, dirigente do Sindicato dos Bancários e coordenador do Coletivo de Combate ao Racismo, celebrou essa novidade.

"Esse 20 de Novembro é uma data histórica. Pela primeira vez, o Dia da Consciência Negra é um feriado nacional. Estamos aqui lembrando de lutas importantes do movimento negro, Zumbi dos Palmares, Dandara e tantos outros negros e negras que lutaram. Hoje é um dia de celebração, mas sabemos que ainda temos muito a conquistar", afirmou Mattos durante sua participação na marcha.

20 de novembro

A data de 20 de novembro remete ao dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado, em 1695. Ele foi um líder na luta contra a escravidão, comandando um conjunto de quilombos que existiu por cerca de um século, onde hoje se encontra a cidade alagoana de União dos Palmares.

Dandara dos Palmares também foi uma líder quilombola, fortemente atuante no Quilombo dos Palmares. Companheira de Zumbi dos Palmares, Dandara teve papel crucial na defesa da comunidade e na luta contra a escravidão.

Movimento negro, sindicalistas e lideranças populares marcham na Avenida Paulista durante o 20 de novembro
seja socio