Em 25 de abril, Sindicato, Afubesp e Contraf-CUT reivindicaram do Santander, via Relações Sindicais do banco, que não sejam cobradas tarifas ou taxas excedentes dos aposentados em função do maior uso dos meios eletrônicos durante o período da pandemia no novo #coronavírus (Covid-19), mas ainda não obtiveram resposta.
Desde o início da pandemia, as entidades representativas têm sido procuradas com frequência pelos aposentados, que explicam que a quarentena fez o pacote de serviços contratados com o Santander ser insuficiente, já que todos os pagamentos e transferências passaram a ser feitos pelo internet banking ou aplicativo. O uso excessivo desses meios faz com que os aposentados extrapolem a sua cota, gerando gastos extras nas contas neste momento tão delicado para a saúde e para a economia do país.
> Confira a correspondência enviada ao Santander no dia 25 de abril
Para Rita Berlofa, diretora executiva do Sindicato e bancária do Santander, a demora em responder à reivindicação do Sindicato demonstra total falta de sensibilidade do banco, que em 2019 arrecadou R$ 18 bilhões apenas com a cobrança de tarifas.
“Até agora, o Santander ainda não se manifestou em relação à nossa reivindicação, uma tamanha falta de sensibilidade do banco num momento como este de pandemia do novo coronavírus e de crise econômica. Vale lembrar que os bancários do Brasil são os únicos funcionários do Santander no mundo que pagam tarifas, mesmo sendo responsáveis por 28% do lucro global”, enfatiza a dirigente.
> Tempo Real: Acompanhe as notícias sobre o Coronavírus nos bancos
> Perguntas e Respostas sobre o Coronavírus nos banco
“Aguardamos uma resposta do Santander imediata, para que os aposentados, que estão no grupo de risco e, portanto, devem permanecer em quarentena nas suas casas, não sejam ainda mais onerados pela sanha do banco por lucros exorbitantes”, acrescenta.
Procure o Sindicato
O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Ou ainda está está demitindo, propondo redução de salário e suspensão de contrato? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar
> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário
> Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19)
> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail