O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo Osasco e Região, firmou, junto ao Itaú, acordo de controle de jornada e quitação das obrigações de registro de ponto dos funcionários, além do controle mensal da marcação de jornada diária.
Os bancários tiveram acesso a um termo de quitação de horas referente a 2022 e têm a possibilidade de discordarem ou não com os registros.
O prazo para a apresentação de eventuais discordâncias com o registro terá início em 5 de maio e termina no dia 15 do mesmo mês.
Caso não concorde com a marcação de horas de algum mês, o bancário pode acionar o Sindicato por meio do e-mail [email protected]
"Nós estamos acompanhando todo o processo para que não haja nenhuma irregularidade e para que todas as horas extras sejam pagas conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho. Os trabalhadores que identificarem algum problema na marcação de ponto eletrônico devem procurar o Sindicato para que as irregularidades sejam corrigidas", orienta o dirigente do Sindicato e bancário do Itaú Sergio Francisco.
É importante destacar que a assinatura do termo de quitação não pode ser obrigatória.
"Ressaltamos que essa quitação se refere somente a jornada de trabalho do bancário em 2022, e não anula nenhum tipo de eventual reclamação judicial dos direitos trabalhistas", enfatiza Sergio Francisco.
Para outras questões que não sejam referentes ao termo de quitação de horas extras, os bancários devem procurar o sindicato dos canais de comunicação da entidade (veja abaixo), ou procurar um dirigente sindical.
Os bancários e bancárias podem entrar em contado com o Sindicato por meio da Central de Atendimento remota, pelo (11) 3188-5200, via chat, e-mail e WhatsApp (11 99930-8483), canais que funcionam das 9h às 18h, ou comparecer pessoalmente na sede do Sindicato (Rua São Bento, 413. Centro) a partir das 10h.