Pular para o conteúdo principal
Chapéu
O Sindicato é feito de pessoas

Penha Dimas: 'Aqui fui muito feliz e passei tudo para meus filhos'

Imagem Destaque
Maria Penha Dimas aposentada, blusa bege e cabelo preto

Penha Dimas, funcionária aposentada, é a personalidade de mais um episódio da série O Sindicato é feito de pessoas. Na entrevista, concedida em 2023, para o centenário da entidade, ela fala sobre a experiência do Departamento Odontológico dos Bancários, do convite para integrar a secretaria de imprensa e do período que teve que se aposentar. Penha Dimas começou sua jornada laboral aos 16 anos e depois de 30 anos no Sindicato teve que se aposentar.

Penha Dimas relembra da demanda diária da Imprensa do Sindicato e de como fazia para ter controle dos pedidos de materiais específicos, da Folha Bancária, dos jornais de bancos, da compra de fotos e de toda logística para que os informativos chegassem na mão dos bancários e bancárias em todas as agências e concentrações bancárias.

Penha Dimas fala das dificuldades que teve para se adaptar a rotina agitada dos jornalistas, da compreensão deles com o seu aprendizado, do papel que exercia ao receber as visitas à redação e de como se sentiu reconhecida ao ser chamada para fazer parte do Projeto dos 100 anos.

Dos momentos marcantes, Penha Dimas destaca o dia que a Folha Bancária foi apreendida durante a eleição entre Fernando Haddad e José Serra para a Prefeitura de São Paulo, da manifestação contra a censura e das manifestações que passou a participar.

E para finalizar, Penha Dimas fala sobre a relevância do Sindicato na criação de seus filhos, do aprendizado em relação a política social, do lado cidadão e como se sente grata que os filhos seguiram o seu caminho.

Quer continuar assistindo?

Assista a íntegra da entrevista no canal do Sindicato no YouTube.

Assista também aos demais depoimentos da série O Sindicato é feito de pessoas.

E assista aos episódios da série História em Pílulas.

seja socio