Imagem Destaque
A diretoria eleita estará à frente do Sindicato durante o triênio 2005/2008. Concorrem duas chapas: a nº 1, ligada à CUT, tem à frente o bancário do Itaú e atual presidente da entidade, Luiz Cláudio Marcolino. A chapa nº 2, ligada ao Conlutas/PSTU, é encabeçada pelo bancário da Nossa Caixa Dirceu Travesso.
São 43.484 bancários com direito a voto. A eleição teve início na segunda (20) e, até a noite de ontem, 64% dos trabalhadores já haviam votado. O quorum é de dois terços dos sócios aptos, descontados os que estão em férias.
Agressão – O Sindicato recebeu na manhã desta quinta, ofício do 1º Distrito Policial com o nome dos suspeitos da agressão aos jornalistas da Rede Globo de Televisão, questionando sua participação no pleito e solicitando sua identificação. De acordo com as imagens e com o delegado que apura o caso, um deles trazia um adesivo, com a inscrição Chapa 2, preso ao casaco. A entidade identificou os nomes dos suspeitos como mesários indicados pela Chapa 2 e já passou essas informações ao delegado do 1º DP. Foi informado à Justiça que os suspeitos não têm qualquer vinculação ao Sindicato ou à categoria bancária.
A eleição do Sindicato conta com 190 urnas, cada uma delas sob a responsabilidade de três mesários. Esses mesários são indicados pelas chapas concorrentes à eleição sem qualquer interferência da entidade sindical ou da Comissão Eleitoral.
O Sindicato divulgou ontem (22), nota oficial em que repudia a violência contra os profissionais da Globo que estavam em seu horário de trabalho e se colocou à total disposição da Justiça para colaborar na investigação do caso.
O Sindicato lamenta o ato de vandalismo e violência praticado e ressalta que o acontecimento não tem qualquer relação com a eleição que ocorreu de acordo com os preceitos democráticos da entidade e sem maiores incidentes.