Pular para o conteúdo principal

Bancários levam projeto de democratização do cinema nacional à periferia

Imagem Destaque
O CineB, projeto de valorização do cinema brasileira e democratização de seu acesso, idealizado pelo Sindicato em parceria com Brazuch Produções, abre a série de apresentações nas regionais e comunidades locais, no dia 6 de junho, na subsede de Osasco (Rua Castelo Branco, 150). O filme escolhido é o Tapete Vermelho, que será exibido a partir das 19h. A entrada é franca. Após a exibição, a regional vai ganhar ares de arraial e os convidados poderão curtir uma autêntica festa junina, com quentão, pipoca e atrações típicas. As reserva devem ser feitas diretamente na regional Osasco pelo telefone 3682-3060, até 5 de junho.

O presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino destaca a valorização cultural e social presentes no projeto. “Por meio CineB abrimos espaço para o talentoso cinema nacional e estimulamos a projeção das histórias do povo brasileiro, que através da diversão pode se identificar e se valorizar”, afirmou. A estréia do CineB, no Café dos Bancários, no dia 21 de junho foi prestigiados por muitos bancários e convidados que aprovaram a iniciativa.

O projeto prevê quatro exibições mensais, até dezembro de 2007, sendo uma no Café dos Bancários, com filmes de curta-metragem, e outras três com filmes de longa-metragem nas regionais do Sindicato ou em espaços nas comunidades locais. Uma das sessões mensais será acompanha de debate com profissionais de cinema, atores, professores ou especialistas, de acordo com a temática abordada. Todas as exibições são gratuitas. 

Próximas exibições – Apresentação dos curtas-metragens: “Percal – Onde Está a América Latina”, “Historietas Assombradas – Para crianças mal-criadas” e “Alô Tocaio”, no Café dos Bancários, Rua São Bento, 413, a partir das 19h.
 
Sinopses

Tapete Vermelho -
Com direção Luiz Alberto Pereira, Tapete Vermelho conta história do caipira Quinzinho, interpretado pelo premiado ator Mateus Nachtergaele, que junto com a família sai da roça e percorre várias cidades em busca de cinemas para assistir a um filme do Mazzaropi. Durante a viagem ele se depara com questões sociais típicas da atualidade. Gorete Milagres, Rosi Campos, Paulo Betti, Paulo Goulart, Cássia Kiss e Cacá Rosset também fazem parte do renomado elenco desta surpreendente história que com muito humor aborda a transformação das cidades do interior.

Alô Tocaio – Documentário; Renato Martins, Lula Carvalho; 19 minutos. Na cidade de Havana, uma mãe cubana apresenta sua família e história de vida, em um convite à reflexão sobre o mundo em que vivemos.

Percal – Onde Está a América Latina – Ficção; Pedro Dantas e Cristian Cancino; 18 minutos. Série de 3 documentários: Percal, Uma mina de ouro em Puel Mapu, Chile. Percal: A visita de Rodrigo Rato, presidente do FMI, a Buenos Aires recrudesce o sentimento de anticolonialismo na população e revigora a identidade latino-americana pelas veias abertas desta cidade em transe. Buenos Aires pós-Corralito, o Percal (título de um tango tradicional, tecido brilhosos) da América Latina globalizada.

Historietas Assombradas (para crianças mal-criadas) – Animação; Victor Hugo Borges; 15 minutos. Menina mimada que só dorme com as histórias de terror de sua avó.  A primeira história mostra o duelo de porquinhos com a criatura que rouba a água de um rio. A segunda, fala de um menino que de tão mau se torna um zumbi, pois seu coração resolve abandoná-lo e ir embora. Para encerrar, a história de um caboclo deformado.
seja socio