Imagem Destaque
As apresentações fazem parte da terceira sessão do CineB, projeto de valorização do cinema brasileiro e democratização de seu acesso, idealizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo Osasco e Região em parceria com Brazuch Produções. Para assistir, basta se cadastrar na Central de Atendimento, 3188-5200. As inscrições podem ser feitas até as 18h do dia 12. A entrada é franca e as vagas são limitadas.
O projeto prevê quatro exibições mensais, até dezembro de 2007, sendo uma no Café dos Bancários, com filmes de curta-metragem, e outras três com filmes de longa-metragem nas regionais do Sindicato ou em espaços nas comunidades locais. Uma das sessões mensais será acompanhada de debate com profissionais de cinema, atores, professores ou especialistas, de acordo com a temática abordada. Todas as exibições são gratuitas.
“O CineB quer fortalecer o circuito alternativo, que abre espaço para as exibições e incentiva à produção nacional. Apostamos no cinema como um instrumento de cidadania, pelo qual os brasileiros podem se identificar e apreciar a sua história”, destaca Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
Sinopses
Alô Tocayo – Documentário; Renato Martins, Lula Carvalho; 19 minutos. Na cidade de Havana, uma mãe cubana apresenta sua família e história de vida, em um convite à reflexão sobre o mundo em que vivemos.
Onde Está a América Latina? – Percal – Ficção; Pedro Dantas e Cristian Cancino; 18 minutos. Série de 3 documentários: Percal, Uma mina de ouro em Puel Mapu, Chile. Percal: A visita de Rodrigo Rato, presidente do FMI, a Buenos Aires recrudesce o sentimento de anticolonialismo na população e revigora a identidade latino-americana pelas veias abertas desta cidade em transe. Buenos Aires pós-Corralito, o Percal (título de um tango tradicional, tecido brilhosos) da América Latina globalizada.
Historietas Assombradas - Para Crianças Mal Criadas – Animação; Victor Hugo Borges; 15 minutos. Menina mimada que só dorme com as histórias de terror de sua avó. A primeira história mostra o duelo de porquinhos com a criatura que rouba a água de um rio. A segunda, fala de um menino que de tão mau se torna um zumbi, pois seu coração resolve abandoná-lo e ir embora. Para encerrar, a história de um caboclo deformado.
O dia em que Dorival encarou a guarda - Ficção; Jorge Furtado, José Pedro Goulart; 14 minutos. Numa prisão militar, numa noite de muito calor, o negro Dorival tem apenas uma vontade: tomar um banho. Para consegui-lo, vai ter que enfrentar um soldadinho assustado, um cabo com mania de herói, um sargento com saudade da namorada, um tenente cheio de prepotência - e acabar com a tranqüilidade daquela noite no quartel.