Pular para o conteúdo principal

CineB: Saneamento Básico será exibido gratuitamente em junho

Linha fina
Filme, com Wagner Moura, Lázaro Ramos e Fernanda Torres, terá apresentações na zona leste e em Osasco
Imagem Destaque

Saneamento Básico é o filme do mês de junho do CineB, projeto realizado em parceira pelo Sindicato e a Brazucah Produções. O longa é estrelado por Wagner Moura, Fernanda Torres e Lázaro Ramos e tem a direção de Jorge Furtado.

Ao todo serão três exibições, sendo duas na zona leste e uma na cidade de Osasco. A história é sobre uma comunidade italiana localizada nas serras gaúchas que luta pela implantação de uma fossa para o tratamento de esgoto.

As sessões em São Paulo irão acontecer na Penha, no dia 20, e na Vila Prudente, dia 27. Em Osasco, será no dia 28. Todas estão marcadas para começar às 19h.  A entrada é gratuita e é necessária a retirada de ingressos com antecedência. Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento do Sindicato, pelo 3188-5200.

Curta - O curta do mês, sempre exibido junto com o longa-metragem, será a animação O Lobisomem e o Coronel. A história é sobre um violeiro cego que conta a história passada na fazenda de um rico coronel.

CineB - Ao longo de seu primeiro ano, em 2007, o CineB realizou 24 exibições de filmes de curta e longa metragens nas regionais do Sindicato e em espaços comunitários, como escolas e igrejas das cidades de São Paulo, Osasco e região. Mais de 2.400 espectadores assistiram a diversas produções brasileiras, além de participarem de eventos especiais como a pré-estréia do filme Meu nome não é Johnny. O projeto idealizado pelo Sindicato conta com a parceria da Brazucah produções.

"Escolhemos filmes em que a platéia possa se enxergar um pouco. O cinema nacional cumpre bem esse papel, projeta histórias do povo brasileiro. Investir nesse projeto é acreditar na nossa cultura e divulgá-la com linguagem própria", disse Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Em 2008, o projeto segue sua trajetória de sucesso. Estão previstos debates mensais com atores, diretores e profissionais de cinema, em sessões especiais de filmes em lançamento. O ciclo foi aberto no mês de fevereiro, com Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli, que participaram de um bate-papo com os bancários na regional Paulista do Sindicato. O casal falou sobre o filme O Signo da Cidade, que tem a direção de Riccelli e atuação de Bruna Lombardi. Além de interpretar a protagonista do filme, Bruna assina o roteiro.

Programação do mês de Junho

Dia 20 - Sexta-feira
Local : E.E. Nossa Senhora da Penha, Penha
Endereço: R: Padre Benedito de Camargo, 762
Horário: 19h
Ingressos: Secretaria da escola

Dia 27 - Sexta feira
Local: Sociedade Amigos do Jardim Independência
Endereço: Rua Moisés Chagas de Lira, 60, Vila Prudente
Horário: 19h
Ingressos: Sede de segunda a sexta das 14h às 17h; Travessa Particular, nº 06 (em frente da Sociedade)

Dia 28 - Sábado
Local : Salão de Festas do Bairro do Rochidale
Endereço: Rua Campina Grande, 14, Rochidale, Osasco
Horário : 19h
Ingressos: Escola Cruzeiro do Sul (Av. Cruzeiro do Sul, 1000, falar com  Jane ou Ivani fone para contato :3686.3240); Colégio Manuel Morato (Av. São José, 279 - Vila São José, falar com Cristiane, fone 3686.9501); Foto Fernando (Av. Cruzeiro do Sul, 1069, falar com: Fernando fone 3687.5028)

Sinopses
Saneamento Básico (Brasil, 2007, 112min)
Direção: Jorge Furtado, com Wagner Moura, Fernanda Torres, Camila Pitanga, Janaina Kremer, Lazaro Ramos, Tonico Pereira, Paulo José e Bruno Garcia

A comunidade da Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha, reúne-se para tomar providências sobre a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Uma comissão é escolhida para pleitear a obra junto à sub-prefeitura.

Após ouvir a reivindicação, a secretária da prefeitura reconhece a legitimidade da solicitação, mas afirma que não dispõe de verbas para obras de saneamento básico até o final do ano. No entanto, a prefeitura tem quase dez mil em verbas para a produção de um vídeo. A verba veio do governo federal e, se não for gasta, terá que ser devolvida. A comunidade decide então fazer um vídeo sobre a obra.

A prefeitura apóia a idéia da realização do vídeo e da utilização da verba para a obra, que seria um absurdo devolver, mas esclarece que, para requerer a verba, a comunidade deve apresentar um roteiro e um projeto do vídeo, e que a verba era necessariamente para obras de ficção.

Os moradores da Linha Cristal passam então a fazer um vídeo de ficção que, segundo interpretações, é um filme de monstro, ambientado nas obras de construção de uma fossa, com o único objetivo de usar a verba para as obras. O que eles não esperavam é que a produção do vídeo fosse se tornando cada vez mais complexa e interessante.

O Lobisomem e o Coronel (Brasil, 2002, 10min)
Diretor Elvis K. Figueiredo, Ítalo Cajueiro

Um violeiro cego dedilha um repente e conta uma história passada na fazenda de um rico coronel da região.

seja socio