Os bancários e financiários sindicalizados, com direito a voto, vão às urnas a partir desta segunda-feira, dia 16, para eleger a diretoria do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região para o triênio 2008/2011.
O processo, que está sendo conduzido pela Comissão Eleitoral eleita em assembléia, encerra-se na quinta-feira, 19 de junho. Mas para que tenha validade é necessário alcançar o quorum de 2/3 do total de votantes. São duas as chapas concorrentes.
"A participação dos bancários é fundamental. Esperamos que os trabalhadores valorizem esse processo democrático, participando e fortalecendo sua entidade sindical", disse Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato.
Estrutura - São 41.747 bancários com direito a voto, 208 urnas que percorrerão cerca de 3 mil locais de trabalho. A eleição tem o tamanho e a estrutura necessárias ao pleito de uma cidade de mais de 100 mil habitantes.
Para isso, o Sindicato mobiliza milhares de pessoas. Cada urna chega aos locais de trabalho acompanhada do presidente de mesa, de dois mesários representando as duas chapas concorrentes e dos fiscais das chapas.
São 85 carros que levam as urnas durante os quatro dias da eleição para recolher os votos nos milhares de locais de trabalho espalhados pela base territorial do Sindicato.
"O Sindicato está cumprindo um papel democrático e constitucional de grande responsabilidade e do qual os bancários podem ter muito orgulho", afirma o presidente da entidade, Luiz Cláudio Marcolino. "Há uma enorme estrutura organizada, toda para fazer valer o direito de voto e a vontade dos bancários."
O voto – O voto será feito por meio de cédula contendo o número de cada chapa com os respectivos nomes dos candidatos. Ao todo serão 208 urnas, sendo 85 fixas nas concentrações e 123 itinerantes que percorrerão os diversos locais de trabalho.
Na sede do Sindicato (Rua São Bento, 413) haverá urna destinada preferencialmente aos bancários aposentados ou que estejam afastados – licença, doença ou outros motivos.
Para a votação é necessário que o bancário se identifique com crachá da empresa ou outro documento com foto: RG, Certificado de Reservista, Carteira de Trabalho.
Haverá lista com os nomes de cada bancário sindicalizado com direito a voto – segundo as normas estatutárias. Caso o nome do funcionário não esteja na lista, ele poderá votar em separado, desde que comprove o direito ao voto.
Quem vota – A eleição do Sindicato ocorre nos dias 16, 17, 18 e 19 de junho. Pode votar todo associado que na data da eleição: contar mais de seis meses de inscrição no quadro social; tiver quitado as mensalidades até trinta dias antes das eleições; estiver do gozo dos direitos sociais conferidos no estatuto da entidade; tiver mais de dezesseis anos de idade.
Está assegurado o direito de voto ao aposentado, bem como ao desempregado há três meses, mediante comprovação de sua aposentadoria ou do desemprego, e desde que tenha sido sócio do Sindicato, pelo menos até seis meses antes de sua aposentadoria ou desemprego.
Categoria - A entidade conta com mais de 120 mil bancários em sua base que é composta por 16 municípios, incluindo a capital paulista.
Imagem Destaque