Em reunião entre representantes dos bancários e da direção do Banco do Brasil, nesta quinta-feira, dia 5, ficou estabelecido um cronograma de negociações com encontros inicialmente mensais para tratar de tudo que diz respeito aos interesses dos trabalhadores da Nossa Caixa. A direção do Banco do Brasil também reafirmou o compromisso do presidente do banco federal, Antônio de Lima Neto, de garantir empregos e direitos dos trabalhadores, caso o processo de venda seja concretizado. Uma prova disso foi o documento assinado pelos presidentes tanto do Banco do Brasil quanto da Nossa Caixa encaminhado hoje aos trabalhadores do banco estadual, assegurando esses compromissos. “Se concretizada a incorporação, os funcionários da Nossa Caixa passarão a fazer parte do quadro de pessoal do Banco do Brasil”.
Os bancários exigiram da direção do Banco do Brasil que formalizassem um documento que garanta empregos e direitos dos funcionários da Nossa Caixa e que o movimento sindical participe permanentemente de todas as decisões que possam interfiram na vida do bancário. O Banco do Brasil se comprometeu em apresentar um documento até a próxima quarta-feira, dia 11, quando também deverão ser definidas as datas do cronograma de negociações.
“Não queremos ser apenas informados sobre o andamento do processo, mas sim fazer parte efetiva das negociações. Os bancários só terão seus interesses pautados e negociados no processo com a representação permanente dos trabalhadores”, disse Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
Reunião Nossa Caixa - Na segunda-feira, dia 9, na negociação com o presidente da Nossa Caixa, Milton Luiz de Melo Santos, os funcionários irão exigir também o fim das demissões.
Dados - A Nossa Caixa conta com aproximadamente 15 mil funcionários no Estado de São Paulo, dos quais seis mil na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. O banco paulista mantém cerca de 552 agências no Estado, sendo 129 na região metropolitana de São Paulo. No Banco do Brasil trabalham aproximadamente 81.500 funcionários em todo o país, sendo 14.800 no Estado de São Paulo e 7.500 na base deste Sindicato. Na região metropolitana de São Paulo há cerca de 313 agências do banco federal e outras 369 no interior do estado.
Imagem Destaque