Pular para o conteúdo principal

Nossa Caixa: suspensão de demissões será submetida ao conselho de administração

Imagem Destaque
Em reunião com dirigentes sindicais, o presidente da Nossa Caixa, Milton Luiz de Melo Santos, se comprometeu em submeter, no dia 26 de junho, ao conselho administrativo do banco, proposta de suspensão das demissões por 90 dias no banco estadual, em razão de possível venda da instituição ao Banco do Brasil. Esse é o período estimado para que o banco federal conclua o processo de avaliação da Nossa Caixa.

"A suspensão das demissões, além de justa, é fundamental para diminuir o clima de insegurança entre os bancários da Nossa Caixa e daria mais transparência ao processo de negociações", disse Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Os dirigentes sindicais também exigiram que a Nossa Caixa adequasse as transferências solicitadas pelos bancários às necessidades do banco, atendendo às preocupações do Sindicato. O remanejamento ajudaria a deixar o quadro de funcionários distribuído de forma mais eficiente, reduzindo a necessidade de novas demissões. Os trabalhadores cobraram ainda a realização de reuniões periódicas com a diretoria de recursos humanos para dar continuada as negociações visando a defesa do emprego e direitos dos trabalhadores.

BB - Em reunião, na última quinta-feira, 5, diretores da área de gestão de pessoas do Banco do Brasil reafirmaram o compromisso do presidente do banco federal, Antônio de Lima Neto, de garantir empregos e direitos dos trabalhadores, caso o processo de venda seja concretizado. Na ocasião, também ficou estabelecido um cronograma de negociações com encontros, inicialmente mensais, para tratar de tudo que diz respeito aos interesses dos trabalhadores da Nossa Caixa. Os bancários ainda exigiram da direção do BB que formalizem um documento que garanta empregos e direitos dos funcionários da Nossa Caixa e que o movimento sindical participe permanentemente de todas as decisões que possam interferir na vida do bancário. A direção do Banco do Brasil se comprometeu em apresentar um documento até a próxima quarta-feira, dia 11, quando também deverão ser definidas as datas do cronograma de negociações.

Dados - A Nossa Caixa conta com aproximadamente 15 mil funcionários no estado de São Paulo, dos quais seis mil na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. O banco paulista mantém cerca de 552 agências no Estado, sendo 129 na região metropolitana de São Paulo. No Banco do Brasil trabalham aproximadamente 81.500 funcionários em todo o país, sendo 14.800 no estado de São Paulo e 7.500 na base deste Sindicato. Na região metropolitana de São Paulo há cerca de 313 agências do banco federal e outras 369 no interior do estado.
seja socio