Os bancários que mantêm cadastro com o Sindicato podem solicitar a devolução do imposto sindical via internet a partir das 8h desta segunda-feira, 23 de junho, até as 18h do dia 2 de julho. O crédito será efetuado em até 15 dias úteis após o encerramento do prazo.
Basta acessar o site www.spbancarios.com.br, clicar no link "imposto sindical 2008" e preencher o formulário com nome completo, CPF, matrícula sindical, matrícula funcional e a conta bancária na qual o valor deverá ser depositado.
Por ser contrário a cobrança, o Sindicato irá devolver a parte que lhe cabe do imposto, 60% do valor descontado. "Sindicato forte é aquele mantido de forma consciente pelos trabalhadores por meio de mensalidades e contribuições definidas em assembléia", disse Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
O imposto sindical é uma taxa criada há mais de 70 anos pelo governo Getúlio Vargas e que é descontada, todo mês de março, diretamente no holerite de todos os trabalhadores e equivale a um dia de trabalho no ano ou 3,33% do salário.
Histórico - O Sindicato conseguiu liminar, em 1995, que garantiu que não houvesse a cobrança de sua parte, 60% do valor descontado, para os trabalhadores da categoria em São Paulo, Osasco e região. Pouco depois conseguiu uma segunda liminar, impedindo também o desconto dos 40% restantes (que vai para as federações, confederações e Ministério do Trabalho).
Durante dez anos os bancários ficaram livres da cobrança. A Justiça, no entanto, cassou a liminar em 2005 e desde 2006 os bancários voltaram a sofrer os descontos. Desde então a restituição é feita. "Por coerência passamos a devolver aos bancários o que caberia ao Sindicato e assim continuaremos procedendo até que o imposto sindical acabe", acrescenta Marcolino.
O associado que precisar do número da matrícula sindical ou necessitar de orientações pode entrar em contato pelo 3188-3050, de 23 de junho até 2 de julho. Outras informações podem ser solicitadas pelo [email protected]
Imagem Destaque