Encerra-se nesta quinta-feira, dia 18, o prazo para o bancário manifestar sua opinião referente aos temas que deverão ser tratados na Campanha Salarial 2009. O Sindicato disponibilizou na internet (www.spbancarios.com.br/campanha ) um questionário com questões econômicas e sociais, de saúde e condições de trabalho além de espaço para o bancário opinar sobre qual o índice de reajuste total (reposição da inflação de 4,5% no período de setembro/08 a agosto/09 + aumento real) deverá ser reivindicado junto aos banqueiros.
“A participação dos bancários é fundamental em todas as etapas do processo: definição da pauta, assembléias, atos e manifestações. O grau de envolvimento dos trabalhadores é um elemento fundamental que faz diferença na mesa de negociação”, diz Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
A consulta servirá como base para os debates das conferências estaduais e da nacional, que será realizada entre os dias 17 e 19 de julho.
O bancário pode responder a consulta pelo site ou imprimir o formulário e devolver preenchido para qualquer representante do Sindicato que visite o seu local de trabalho.
Devolução do Imposto Sindical - O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região vai disponibilizar a partir de segunda-feira, 22 de junho, opção para o bancário solicitar a devolução da quantia correspondente à cobrança do imposto sindical, descontada em folha de pagamento no mês de março.
O valor referente a um dia de trabalho é cobrado compulsoriamente de todos os trabalhadores que tenham carteira assinada, independente da categoria a que pertençam, por uma determinação legal criada no governo de Getúlio Vargas.
Após recolhido, 60% do valor arrecadado com o imposto é encaminhado aos Sindicatos, 15% para à federação, 5% para a confederação e 20% para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região é contra a cobrança do imposto sindical e durante 10 anos manteve liminar judicial que proibia a cobrança da taxa.
“Acreditamos que é possível fazer a luta em prol dos trabalhadores com a contribuição espontânea e aprovada em assembléias pelos bancários”, afirma o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino.
Em 2005 a Justiça derrubou a liminar, e o imposto voltou a ser descontado dos bancários, a partir de então o Sindicato passou a devolver aos bancários a parte que lhe é repassada (60%).
Para solicitar a devolução o bancário deverá acessar o link imposto sindical 2009, no site do sindicato (www.spbancarios.com.br) , preencher formulário com nome completo, CPF, matrícula sindical e funcional e informar a conta para depósito. As solicitações poderão ser feitas de 22 de junho a 1º de julho, o crédito será no 15º dia útil após o encerramento do prazo. Para mais informações 2144-5433.