Pular para o conteúdo principal

Seminário Democracia e Anistia começa nesta quarta 9

Imagem Destaque
Filmes e debates com anistiados, juristas e representantes de movimentos sociais estão na programação

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região sedia de 9 a 11 de junho o II Seminário Democracia e Anistia, promovido pela Associação dos Anistiados Políticos, Aposentados, Pensionistas e Idosos no Estado de São Paulo (Anapi). O evento conta com a participação de entidades sindicais, movimentos sociais, juristas e autoridades e é aberto ao público.

Nesta quarta 9, a partir das 15h, dois filmes clássicos sobre a luta dos trabalhadores e da democracia serão exibidos. O primeiro é o documentário Peões (história de trabalhadores da indústria metalúrgica do ABC paulista que participaram do movimento grevista de 1979 e 1980) e depois, será exibido Apesar de Você – Os Caminhos da Justiça (que retrata a luta jurídica no Brasil contra a impunidade dos torturadores do regime militar de 1964 a 1985).

Após a exibição, os líderes sindicais Rafael Martinelli (Fórum Ex-Presos Políticos - anos 1950 até 1964), Manoel Dias do Nascimento (operário da Greve da Cobrasma, 1968), Expedito Soares Batista (Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, 1978), Gilmar Carneiro (Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região) e Osvaldo da Silva Bezerra, o Pipoca (Sindicato dos Químicos de São Paulo) darão seus depoimentos sobre o anistia e democracia.

Às 19h30 acontece a abertura do seminário, com a presença da presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira. Com o tema O Golpe de Estado de 1964 e a Construção da Democracia no Brasil, o debate contará com representantes de diversas centrais sindicais.

Na quinta-feira 10, as atividades do seminário começam às 9h com a palestra Os Meios de Comunicação e a Democracia no Brasil, com o jornalista Altamiro Borges, autor do livro Sindicalismo, Resistência e Alternativas. Às 11h, a juíza Kenarik Boujikian Felippe e o jurista Jorge Normando Rodrigues comandarão o debate O Poder Judiciário e a Democracia no Brasil. Às 14h, o ministro de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, deve participar de um debate sobre o Plano Nacional de Direitos Humanos.
Em seguida, é a vez de Vitor Gianotti, escritor de mais de 20 livros e um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em 1983.
O último dia do evento, sexta-feira, tem início com o debate A Democracia e a Anistia Política, que será comandado por Nilmário Miranda, da Fundação Perseu Abramo. Ele foi o primeiro a comandar a Secretaria de Direitos Humanos.
Não é necessário reservar vagas. O evento está sujeito à lotação do Auditório Azul que tem 160 lugares. Mais informações pelo 3105-7661. Veja a programação completa.
seja socio