Pular para o conteúdo principal

Eleição de delegados sindicais na Caixa

Linha fina
Inscrições para o processo vão até 24 de junho, eleição é em julho e mandato é de um ano
Imagem Destaque

São Paulo – Auxiliar o Sindicato na organização dos empregados nas agências e departamentos. Essa é uma das principais atribuições do delegado sindical, cuja escolha ocorre por meio de eleição direta nos locais de trabalho. Na base do Sindicato – São Paulo, Osasco e região – o prazo de inscrição de candidatos começou na terça 10 e vai até 24 de junho.

O processo eleitoral é conquista assegurada na cláusula 37ª do acordo coletivo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho.

> Clique aqui para baixar a ficha de inscrição

“O delegado sindical tem papel histórico entre os empregados da Caixa Federal. Mesmo quando foi vetada a eleição, na época em que Fernando Henrique Cardoso era presidente da República, os empregados continuaram a eleger representantes. Essa resistência também foi essencial para impedir que a Caixa fosse privatizada como ocorreu com outras empresas púbicas”, lembra o dirigente sindical Dionísio Reis, convocando todos os empregados a participarem.

A eleição será organizada pelo Sindicato e pela Apcef-SP entre os dias 7 e 11 de julho. Para se candidatar, o empregado tem de ser sindicalizado.

Será eleito um delegado para o grupo de 100 empregados; dois, de 101 a 200; três, de 201 a 300; quatro, de 301 a 400, e cinco para locais a partir de 401 bancários. Além disso, todas as agências poderão eleger delegado.

O mandato do representante do local de trabalho vai de 13 de julho deste ano a 12 de julho de 2015.


Jair Rosa – 11/6/2014

seja socio