Pular para o conteúdo principal

Está na hora de pensar na Campanha Nacional

Linha fina
Sindicato vai começar a divulgar consulta para que os bancários manifestem o que querem para 2014. Sua participação, como sempre, é o que vai fazer a diferença
Imagem Destaque
São Paulo – O bancário vai ter de dividir sua atenção. Além de se concentrar para torcer pelo Brasil na Copa e pensar nos resultados do bolão, está na hora de começar a definir quais serão as principais reivindicações a serem apresentadas aos bancos este ano.

O Sindicato divulgará a consulta por meio da qual os trabalhadores vão se manifestar sobre o que querem para a Campanha Nacional Unificada 2014. Vale a pena conversar com os colegas na sua unidade e debater. Afinal, quais são os itens mais importantes para constar da pauta?

Aumento real, PLR maior, piso, planos de cargos e salários, 14º salário, vales refeição, alimentação e auxílio-creche maiores, estão entre os itens que compõem a pauta econômica. Mas a categoria também pode dizer o que acha que precisa mudar na rotina, como o combate ao assédio moral, mais contratações, fim das demissões e da sobrecarga de trabalho, o debate contra as metas abusivas, os direitos dos afastados por problemas de saúde, a igualdade de oportunidades.

Como o Sindicato Cidadão luta pelos direitos dos bancários nos bancos e na sociedade, os trabalhadores também podem se manifestar sobre questões fundamentais para fazer avançar os princípios democráticos no nosso país. Que tal uma reforma política que altere o modo de financiamento das campanhas eleitorais em que as empresas é que ditam as regras? E a democratização dos meios de comunicação para que todos tenham voz e espaço? Isso sem falar na regulamentação do sistema financeiro para que cumpra seu papel social, com a redução de juros, por exemplo.

Fases – Enfim, vá pensando no que é importante para você e para sua família. O que pode melhorar seu dia a dia e de seus companheiros no local de trabalho. Quando a consulta chegar, participe! É só com você que a Campanha Nacional Unificada avança. A consulta é a primeira de muitas etapas que vão contar com a sua participação para que a categoria mantenha direitos conquistados na luta e garanta novas conquistas.

Com base no que os trabalhadores apresentarem na consulta (que será realizada também por outros sindicatos em todo o país), encontros regionais definirão pautas que serão levadas ao grande debate nacional: à Conferência Nacional dos Bancários de 2014, que este ano será realizada no final do mês de julho, e onde será votada, por delegados bancários eleitos Brasil afora, a pauta final que será levada às negociações com os bancos.

Os trabalhadores do Banco do Brasil e da Caixa Federal já começam os debates das questões específicas nos seus congressos nacionais, neste fim de semana.

Leia mais
> Delegados definidos para Congresso Nacional do BB
> 30º Conecef definirá pauta dos empregados da Caixa


Cláudia Motta - 3/6/2014
 
seja socio