São Paulo – O Bradesco está promovendo alterações no quadro de funcionários do Departamento de Teleatendimento na Granja Julieta, zona sul, realocando alguns funcionários para agências. Segundo o banco, a intenção é aproveitar os bancários que manifestarem interesse de trabalhar nessas unidades.
O problema, conforme apurou a dirigente sindical Fernanda Reis, é que os que saem não estão sendo substituídos, deixando os bancários do setor sobrecarregados. “Até o momento não houve a contratação do mesmo número de bancários que saíram, para dar conta de atender à demanda do departamento. Ou seja, o Bradesco ‘cobre um santo e descobre outro’, deixando os funcionários da área com carga excessiva de trabalho, porque os que ficam acabam tendo de assumir as funções dos colegas que saíram, afetando a qualidade de trabalho e de vida”, denuncia.
A dirigente informa que o Sindicato cobrou mais contratações no setor e que, em resposta, o Bradesco comunicou apenas que iria verificar a reposição dos trabalhadores. O banco também afirmou que não há planos de mudança ou desativação do departamento.
“Nós também cobramos o fim das demissões no Bradesco que, mesmo com lucro de R$ 4,6 bilhões apenas nos primeiro três meses do ano, cortou 3.278 postos de trabalho desde setembro de 2016, logo após a incorporação do HSBC. É absurdo um banco que está crescendo dessa forma, apresentando lucro e com capacidade de comprar outra instituição financeira grande como o HSBC, esteja ao mesmo tempo promovendo desemprego no país”, critica Fernanda.
O Sindicato também cobrou transparência no processo de realocação porque, segundo denúncias dos trabalhadores, nem todos foram informados sobre a possibilidade de pedir transferência para agências. “Cobramos que as mudanças sejam feitas de forma democrática, pois sabemos que há bancários com interesse na realocação, mas que não foram informados dessa possibilidade.”
Fernanda destaca ainda que o Sindicato está atento ao que ocorre no setor e que os funcionários devem denunciar qualquer problema à entidade, pela Central de Atendimento (3188-5200), pelo Whatsapp (11 97593-7749) ou diretamente a um dirigente.