Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Live

Ivone Silva faz balanço da eleição e fala dos desafios do novo mandato

Linha fina
Participaram da live as presidentas da Fetec/SP, Aline Molina, e da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, além do ex-presidente do Sindicato e coordenador da comissão eleitoral, Luiz Cláudio Marcolino
Vídeo Youtube

A chapa 1, encabeçada pela presidenta do Sindicato, Ivone Silva, e reeleita pelos bancários com 94, 45% dos votos, ficará à frente da entidade por mais três anos, até 2023. Na sexta 5, após finalizar o processo eleitoral, Ivone e as presidentas da FETEC/SP, Aline Molina, e da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, além do ex-presidente do Sindicato e coordenador da comissão eleitoral, Luiz Cláudio Marcolino, conversam sobre o tema, com a intermediação do jornalista William De Lucca.

Chapa 1 é eleita, em exemplo de democracia

Durante a live, Marcolino disse que com o avanço da pandemia e com a proximidade do período estipulado para ocorrer as eleições, a melhor decisão seria optar pelo virtual.

"Parabenizo o Sindicato, o maior da América Latina, por ter realizado essa eleição virtual, que é algo novo. Desde a eleição da comissão eleitoral a ideia era manter a votação como sempre foi, com a presença física dos bancários, mas com o passar dos dias e com o avanço da pandemia de coronavírus, decidimos prezar pela saúde de toda categoria, dos dirigentes, funcionários e também das pessoas envolvidas diretamente com a eleição. E, por isso, optamos pela eleição virtual até para respeitar o que já estava acordado com a Fenaban de manter maior parte dos bancários em home office e, dessa forma, dar oportunidade para que eles participassem desse processo democrático também sem correr risco de contaminação votando pelo celular ou site", enfatizou. "Para não ter riscos de burlarem o processo, vinculamos a matrícula sindical ao CPF do votante, e foi um sucesso a votação", complementou o dirigente.

A presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, destacou o trabalho sério da comissão eleitoral en em especial, de Luiz Cláudio Marcolino. "Mesmo sendo chapa única, os bancários tinham dúvida de deveriam votar. E é claro que deveriam porque quanto mais os bancários participam, mais a gente fortalece a própria categoria. Quem votou ajudou a fortalecer o seu sindicato, ajudou a fortalecer a convenção coletiva, seus direitos, a mesa de negociação, sua representatividade e, mais que isso: reconheceu o trabalho realizado, principalmente, nesse momento de pandemia. Esse Sindicato sempre foi muito presente nos locais de trabalho e na vida dos trabalhadores", disse.

Juvandia lembrou que outros sindicatos também tiveram eleições virtuais, como o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte, Bahia, Dourados (MS), e de Curitiba.

Já a presidenta da Fetec-CUT/SP, Aline Molina, parabenizou também a diretoria do Sindicato pela coragem de realizar uma eleição num momento delicado.

"Eu já estive na comissão eleitoral e sei que não é um processo muito fácil. A eleição do Sindicato de São Paulo é muito grande, como qualquer eleição que ocorre nas cidades vizinhas. Por isso, quero parabenizar o Luiz Cláudio e os membros da comissão eleitoral, que fizeram um trabalho muito bom e atencioso. Parabenizar a diretoria do Sindicato pelo trabalho e pela coragem já que não é um momento fácil, e parabenizar a Ivone Silva por ter enfrentado essa dificuldade. Rapidamente fomos atrás, conseguimos uma solução e implementamos. E é relevante falar para os bancários do quanto é importante ter um sindicato forte e de termos feito essa eleição dessa forma, neste momento e proporcionar a oportunidade para os bancários elegerem a sua direção, de votarem e participarem da forma que estão participando. Estamos vivendo um período muito difícil no Brasil por conta da pandemia, mas também por conta da retirada de direitos", comenta Aline.

Ivone Silva agradeceu a confiança dos bancários e a participação deles nesse processo. “O Sindicato dos Bancários de São Paulo não somos nós, a diretoria da entidade. É cada um dos trabalhadores e trabalhadoras que compõem a nossa base. Agradeço quem participou, só pode votar quem é sócio. Se você ainda não é, sindicalize-se e participe das próximas. Neste momento de pandemia, todos os bancários perceberam como é importante ter um sindicato forte. Eles puderam perceber a diferença de um sindicato organizado diante das categorias que não têm representatividade. Nesta pandemia, o destaque foi para atuação do Sindicato nos fechamentos dos acordos que foram muitos bons para proteger os trabalhadores diante do que está permitido por meios das Medidas Provisórias. É um momento muito difícil, muito complicado para todo mundo, mas quando tem exploração do trabalhador, com certeza terá um sindicato lutando. Eu fico muito feliz pelos votos recebidos e de estar a frente desse sindicato em mais um mandato que vai ser muito desafiador por conta da pandemia do coronavírus e da retirada de direitos", finaliza a presidenta eleita.

Assista, curta e compartilhe!

Inscreva-se no nosso canal no YouTube e não deixe de ativar o sininho para receber as produções audiovisuais do Sindicato

seja socio