Publicado 05/06/2020
A Chapa nº 1, formada pela CUT, CTB e InterSindical, foi eleita para comandar a gestão que permanecerá à frente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região no triênio 2020/2023.
A apuração se encerrou por volta das 23h, e a chapa 1 obteve 94,43% dos votos válidos; nulos foram 3.82% e brancos, 1,75%.
Por conta da pandemia de coronavírus, pela primeira vez a eleição do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região foi virtual, com votação entre os dias 1º e 5 de junho.
“Temos uma conjuntura política, social e econômica cheia de desafios nos próximos anos, e os sindicatos precisam ser fortes e combativos para manter os direitos dos trabalhadores. Nosso Sindicato completou 97 anos com uma Convenção Coletiva de trabalho (CCT) unificada em todo o país, e uma categoria unida e mobilizada. Nosso desafio é lutar pelo fortalecimento da democracia, com geração de emprego e oportunidade para todos”, disse Ivone Silva, a presidenta reeleita do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários. "Durante a pandemia, conquistamos mais de 300 mil bancários em home office, com mais de duas mil agências fechadas em todo o Brasil, além da manutenção dos empregos e a renovação de acordos com o Santander. Sabemos que não há conquistas sem mobilização dos trabalhadores em parceria com suas entidades de classe".
Categoria - Os bancários são uma das poucas categorias no país que possui Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com validade nacional. Os direitos conquistados têm legitimidade em todo o país. São cerca de 450 mil bancários no Brasil, sendo 130 mil na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, o maior do país. Representa trabalhadores dos bancos públicos e privados que atuam nos seguintes municípios: São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Caucaia do Alto, Cotia, Embu, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista.
Perfil - Ivone Maria da Silva é formada em Ciências Sociais, com MBA em Finanças. Funcionária do Itaú, começou como diretora do Sindicato em 1997 e está à frente da secretaria-geral desde 2014, auxiliando na coordenação das Campanhas Nacionais Unificadas. Foi eleita em 2017 e se tornou a segunda mulher presidenta do Sindicato.