Pular para o conteúdo principal

Em assembleia, trabalhadores de cooperativas de crédito aprovam pauta de reivindicações

Imagem Destaque
Ilustração de uma pauta de reivindicações aprovada

Os trabalhadores de cooperativas de crédito, da base do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, realizaram assembleia virtual na quarta-feira 16, na qual o Sindicato e Fetec-CUT/SP ficaram autorizados a negociar aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2022, uma vez que as cláusulas econômicas precisam ser reajustadas. 

De acordo com o previsto na cláusula 62 do Acordo Coletivo de Trabalho das Cooperativas de Economia e Crédito Mútuo 2020/2022, as cláusulas econômicas tem sua validade até 31 de maio de 2021, devendo ser reajustadas em 1º de junho de 2021, com o índice a ser negociado entre as partes. 

Na assembleia, os trabalhadores aprovaram a seguinte pauta de reivindicações para as cláusulas econômicas: reajuste pelo INPC/IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado de junho de 2020 a maio de 2021, o que corresponde a 8,9%, mais aumento real de 1%, para o período de 1/6/2021 a 31/5/2022. 

As cláusulas sociais permanecem válidas e com vigência até maio de 2022. 

A diretoria do Sindicato, juntamente com a Fetec-CUT/SP, apresentará nos próximos dias a pauta de reivindicações para as cooperativas de economia e crédito mútuo. Assim como consta no Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2022, o aditivo prevê um desconto do empregado, a título de contribuição negocial, em única rubrica, na mesma data do crédito das diferenças salariais. 

“Aprovada a pauta de reivindicações, que prevê a reposição da inflação pelo INPC mais aumento real de 1%, será iniciado o processo negocial para reajuste das cláusulas econômicas. Agradecemos a participação na assembleia e a confiança depositada pelos trabalhadores das cooperativas no Sindicato. Juntos somos mais fortes.”

Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato
seja socio