Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Música & Resistência

Sábado 26: Celsinho Mody canta Nelson Sargento, Nelson Cavaquinho e Cartola

Imagem Destaque

O projeto Música & Resistência, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, terá sua segunda edição no sábado 26, ao meio-dia, com transmissão pelo Facebook e no YouTube da entidade, e também no canal de YouTube da TVT. A atração será o cantor Celsinho Mody, que fará um tributo à Cartola, Nelson Sargento e Nelson Cavaquinho.

O Música & Resistência busca homenagear grandes artistas da MPB, que, além do talento, também se destacam por uma vida de luta em defesa dos direitos humanos, da democracia e por um país mais justo e igualitário. Assim, uma vez ao mês, o Café receberá música em formato acústico, com repertório de estrelas da MPB, na voz de jovens cantores e cantoras.

Devido à pandemia, as apresentações seguirão todas as orientações de segurança, com no máximo um intérprete e um instrumentista, e duração de no máximo 35 minutos. O palco é o Café dos Bancários, local de tantos outros shows que embalaram o happy hour da categoria.

Cartola, Nelson Sargento e Nelson Cavaquinho

Considerado por diversos músicos e críticos como o maior sambista da história da música brasileira, Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, tomou gosto pela música e pelo samba ainda menino e aprendeu com o pai a tocar violão. Dificuldades financeiras obrigaram a família numerosa a se mudar da zona sul do Rio de Janeiro para o morro da Mangueira, na zona norte, onde então começava a despontar uma incipiente favela. Tem como maiores sucessos as músicas As Rosas não Falam, O Mundo É um Moinho e Alvorada. Nasceu no Rio de Janeiro, em 11 de outubro de 1908, e morreu, também no Rio de Janeiro, em 30 de novembro de 1980.

Vítima de covid-19 em 27 de maio de 2021, Nelson Sargento, nome artístico de Nelson Matos, nasceu em 25 de julho de 1924, no Rio de Janeiro, e foi um compositor, cantor, pesquisador da música popular brasileira, artista plástico, ator e escritor brasileiro. O apelido artístico "Sargento" aludia à patente que alcançou por ter servido no Exército Brasileiro na segunda metade dos anos 1940. Ganhou notabilidade como cantor no Zicartola e, pouco depois, como integrante dos conjuntos A Voz do Morro e Os Cinco Crioulos na década de 1960. Ao longo da sua vida, o sambista compôs mais de 400 composições.

Nelson Cavaquinho, nome artístico de Nelson Antônio da Silva, foi um importante músico brasileiro. Sambista carioca, compositor e cavaquinista na juventude, na maturidade optou pelo violão, desenvolvendo um estilo inimitável de tocá-lo, utilizando apenas dois dedos da mão direita. Nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 1911, e morreu em 18 de fevereiro de 1986, também no Rio de Janeiro.

Celsinho Mody: nome consagrado do Carnaval paulistano

Dono de uma voz suave e altamente melódica, Celsinho é considerado um dos melhores interpretes da atualidade, não apenas de São Paulo, mas também do Rio e do Brasil.

Nascido em 1988, entrou no samba muito jovem e é um dos principais interpretes do carnaval de São Paulo, tendo passado por diversas escolas de samba paulistanas, como Unidos do Peruche, Camisa Verde e Branco, Acadêmicos do Tatuapé, Nenê de Vila Matilde e Pérola Negra.

seja socio