Pular para o conteúdo principal
Chapéu
99 anos

Música, cinema e torneio Fifa marcam programação cultural de aniversário do Sindicato

Imagem Destaque
Programação cultural dos 99 anos do Sindicato

No dia 16 de abril, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região completará 99 anos, quase um século de lutas e muitas conquistas para a categoria. E para comemorar a data, a diretoria da entidade preparou uma programação cultural com MPB, cinema nacional e evento esportivo on line. Ainda tem sorteio de uma adega para 8 garrafas no Clube de Vantagens (saiba mais aqui).

“Ainda estamos em alerta porque a pandemia não acabou. Portanto, optamos por uma programação cultural mais enxuta e virtual. A única exceção é a exibição do CineB, que é presencial, mas seguimos todos os protocolos de segurança, como distanciamento entre os assentos, uso de máscaras e distribuição de álcool em gel”, destaca o secretário de Cultura do Sindicato, Marcelo Gonçalves, o Marcelinho.

Música e Resistência

O Música e Resistência, o já tradicional programa musical virtual do Sindicato, será no sábado 16, exatamente no dia do aniversário da entidade. A partir das 12h, pelo FacebookYoutube do Sindicato, e também pela TV dos Trabalhadores – TVT. Nesse dia especial, o compositor brasileiro homenageado será Aldir Blanc, morto em 2020, aos 73 anos, vítima da Covid-19.

Autor de grandes canções brasileiras como O Bêbado e o Equilibrista, Aldir Blanc será lembrado e celebrado na voz do cantor paulista Matheus Crippa, que se apresenta acompanhado do violonista Guilherme Fanti. Não perca!

Pré-estreia do filme Pureza

Nos dias 18 (segunda) e 19 de abril (terça) é a vez de comemorar o aniversário do Sindicato com cinema brasileiro da melhor qualidade e inédito nas salas de exibição. O projeto CineB Solar, uma parceria entre Sindicato e Brazucah Produções, promove nessas datas sessões gratuitas de pré-estreia do filme Pureza, do diretor Renato Barbieri, com produção de Marcus Ligocki Jr e estrelado pela atriz Dira Paes. Uma das sessões será no Espaço Lélia Abramo, na Regional Paulista do Sindicato (veja locais de exibição abaixo).

O filme, baseado em fatos reais, conta a história de Pureza (Dira Paes), que em 1993 sai do Maranhão para o Pará a procura do filho, sem dar notícias após ter partido para tentar a vida em um garimpo. Em sua busca, ela emprega-se como cozinheira em uma fazenda, onde testemunha o trabalho escravo contemporâneo. Foge e denuncia o crime.

Pureza Lopes Loiola, a maranhense cuja saga é retratada no filme de Barbieri, é considerada um símbolo do combate ao trabalho escravo contemporâneo. Apesar de desconhecida da maioria dos brasileiros, sua luta já foi reconhecida internacionalmente: em outubro de 1997, Pureza Loiola recebeu, em Londres, o Prêmio Anti-Escravidão da Anti-Slavery International.

O longa está na disputa pela indicação brasileira à categoria melhor filme estrangeiro, do Oscar 2023. Ele só estreia nas salas de exibição do país em 28 de abril, portanto, as sessões do CineB Solar são oportunidade única para conferir o filme antes.

Locais de exibição:

Perus
Dia 18 de abril (segunda-feira), às 19h
Local: Cieja Perus
Endereço: Rua Francisco José de Barros, 160 – Vila Inácio, São Paulo
Retirada de convites: na Secretaria do Cieja

Avenida Paulista
Dia 19 de abril (terça-feira), às 19h
Local: Espaço Lélia Abramo, na Regional Paulista do Sindicato
Endereço: Rua Carlos Sampaio, 305
Reserva de convites pelo e-mail [email protected]

5° Torneio dos Bancários Fifa 2022

O torneio on line de futebol, que terá início no dia 30 de abril, também faz parte das comemorações pelos 99 anos do Sindicato. O torneio, para bancários sócios e seus dependentes, já está com inscrições abertas. Saiba mais aqui.

seja socio