Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Declaração dúbia

Sindicato cobra posicionamento do Bradesco em defesa da democracia

Imagem Destaque
Frame do vídeo em que o diretor-presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior, elogia o Exército brasileiro

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e a sociedade se chocaram com o vídeo em que o diretor-presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior, elogia o Exército Brasileiro e o tempo em que passou por formação militar. A gravação está circulando pelas redes sociais e em grupos de mensagem nos últimos dias.

“Sou o CEO presidente do banco Bradesco, onde trabalho há 43 anos. Mas há quatro décadas, eu me apresentava assim: soldado 939 Lazari, ao seu comando”, diz o executivo no início do vídeo.

Lazari encerra a gravação dizendo que segue de prontidão. “Passam os anos e algumas coisas não mudam e o soldado 939 Lazari continua de prontidão.”

Para Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato e bancária do Bradesco, causa preocupação extrema a divulgação e o teor do vídeo justamente no momento em que o país é comandado por um presidente da República que flerta abertamente com o golpismo e com a defesa da ditadura militar.

“O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região condena a declaração de Lazari. É notório que períodos ditatoriais comandados por militares sempre se voltam contra os direitos da população e trabalhistas. Basta lembrarmos o arrocho salarial causado pela inflação galopante e pela proibição da organização livre dos trabalhadores durante o último regime militar [1964-1985]”, diz a dirigente.

“No Brasil atual, que está com a democracia em risco, e sabendo que uma parte das Forças Armadas é manifestamente a favor do golpe, uma declaração a favor do Exército, e não a favor da democracia, deixa dúvidas sobre o posicionamento político de quem a deu. E sendo CEO de uma empresa, deixa dúvidas sobre qual o posicionamento desta empresa diante da democracia do país.”

Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região
seja socio