
Como se não bastasse fechar centenas de agências, demitir e retirar bancários da categoria para cortar direitos e reduzir a remuneração, agora o Santander “inventou” a agência bancária de uma pessoa só. Nesta sexta-feira, o Sindicato recebeu uma denúncia e fechou uma agência do banco espanhol, na Vila Matilde, zona leste da capital paulista, que estava operando durante toda semana com apenas um bancário.
“Infelizmente, por conta de uma política absurda do Santander, que prejudica bancários e clientes, esta agência da Vila Matilde será fechada. Entretanto, isso só irá acontecer no dia 24. E o banco achou viável que ela funcionasse, durante toda essa semana, com apenas um bancário. Um completo absurdo, que desrespeita a saúde e a dignidade deste trabalhador, e também os clientes do banco, muitos idosos, que ao procurar atendimento encontraram a agência lotada”, explica a dirigente do Sindicato e bancária do Santander Susana Cordoba.
“Diante deste absurdo, para preservar a saúde e a dignidade do bancário que levava a agência inteira nas costas, o Sindicato fechou a unidade nesta sexta 6 e comunicou ao banco que ela permanecerá fechada até que seja disponibilizado um número adequado de bancários para o seu funcionamento. Inclusive, nossa ação recebeu amplo apoio dos clientes, já revoltados com o encerramento definitivo das atividades da agência pelo Santander”, acrescenta.
O Sindicato, assim como outras entidades representativas dos bancários em todo país, está em campanha nacional para que o Santander respeite os direitos garantidos pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e pelo Acordo Coletivo Específico (ACT), além da responsabilização do banco por práticas abusivas e ilegais. A luta inclui também a representação de todos os trabalhadores do conglomerado Santander, que exercem atividades típicas de bancários e devem estar resguardados pelas mesmas garantias previstas na CCT da categoria.
