Pular para o conteúdo principal

Campanha salarial: bancários definem pauta de reivindicações em São Paulo

Linha fina
Mais de 300 delegados participam da 14ª Conferência Estadual, no Hotel Braston
Imagem Destaque
A campanha salarial dos bancários deste ano começa em um momento em que o Sistema Financeiro Nacional está no centro do debate econômico brasileiro, com a redução da taxa Selic para os menores patamares históricos e a cobrança pela queda dos spreads bancários.

Para dar início às propostas dos trabalhadores e definir a pauta de reivindicações da categoria, bancários do estado de São Paulo se reúnem neste sábado, 14, na 14ª Conferência Estadual da categoria.

Participarão 310 delegados eleitos em assembleias realizadas pelos sindicatos e nas conferências regionais preparatórias. A partir desse debate surgirão as propostas do estado de São Paulo para a Conferência Nacional, a ser realizada entre os dias 20 e 22 de julho, em Curitiba. A pauta final de reivindicações será entregue à federação dos bancos (Fenaban) no mês de agosto.

"A Conferência Estadual tem importância fundamental na preparação estratégica da Campanha Nacional. Os delegados vão definir propostas de índices de reajuste, PLR maior, melhores condições de trabalho, entre outras medidas", afirma Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. "Os bancos devem se inserir de forma mais determinante no processo de desenvolvimento econômico e social no Brasil e isso envolve não só as condições de crédito oferecidas a toda a população, mas a inclusão bancária, com a valorização dos trabalhadores do setor financeiro”, completa a dirigente. 

Consulta – No mês de julho os bancários participaram de uma consulta feita pelo site do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região para apontar as prioridades para a pauta de reivindicação da Campanha Nacional 2012. Houve um recorde de respostas: 12.286 trabalhadores participaram, o dobro em relação ao ano passado.

O aumento real de salários vem em primeiro lugar no item de prioridades da categoria, com 76%. Em seguida, 75% reivindicaram vales alimentação e refeição maiores. Discutir as metas, com 72%, e o combate ao assédio moral, 67%, configuram a urgente necessidade de melhorar as condições de trabalho. A consulta segue com a conquista do 14º salário e PLR maior, 62% das respostas. Plano de cargos e salários (59%), jornada de seis horas para todos, sem redução do salário (51%), auxílio-educação (48%) e garantia de emprego (47%) completam a lista das dez principais reivindicações apontadas pela categoria. Além dessas, 30% dos trabalhadores cobram mais contratações.

O Sindicato de São Paulo, Osasco e região representa cerca de 138 mil bancários. No estado são aproximadamente 170 mil  e no Brasil são mais de 483 mil trabalhadores na categoria.

Serviço:

14ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS BANCÁRIOS FETEC-CUT-SP


Data: 14/7/2012
(sábado)
Início: 9h

Local: Hotel Braston - Rua Martins Fontes, 330- Centro - São Paulo

- A 14ª Conferência Estadual contará com análise de conjuntura econômica, política e social, com participação do deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP) e do deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT-SP).

- Também está prevista a divulgação do resultado consolidado das consultas realizadas pelos sindicatos, expressando assim os anseios de aproximadamente 170 mil trabalhadores às condições de trabalho e de remuneração.


Cecilia Negrão
Assessora de imprensa do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região
(11) 3188-5212 ou (11) 9485-4868
E-mail: [email protected]
seja socio