Pular para o conteúdo principal

Última chance para participar da consulta

Linha fina
Bancários devem apontar suas prioridades para a Campanha Nacional Unificada 2014. Dados servirão de base para elaboração da pauta de reivindicações da categoria, a ser entregue à Fenaban
Imagem Destaque

São Paulo - A data base dos bancários é 1º de setembro e a categoria já está se organizando para a Campanha Nacional Unificada 2014. Um dos passos iniciais é a consulta que cada sindicato faz à sua base, por meio da qual os trabalhadores apontam o que consideram prioridades a serem reivindicadas junto à federação dos bancos (Fenaban). Os bancários de São Paulo, Osasco e região têm somente até esta sexta-feira 4 para participar e responder à consulta, disponível desde 10 de junho.

> Clique aqui para responder à consulta da Campanha

Alguns já fizeram isso. É o caso de João (os nomes são fictícios). Bancário do Itaú há 13 anos, ele conta que participou de todas as consultas do Sindicato. “Não só respondo, como incentivo meus colegas a participarem também. É uma das formas da gente manifestar nossa opinião, e são os nossos interesses que vão determinar o que será cobrado dos banqueiros. Vejo esse processo como democrático”, avalia.

Este ano foi o terceiro em que Solange, no Santander há seis anos, respondeu: “Das outras vezes perdi o prazo, mas desta me programei e respondi logo no primeiro ou segundo dia”, conta, ressaltando o que para ela é um dever. “Temos de participar porque estamos brigando pelos nossos direitos. É super importante que a gente manifeste nossos desejos para a entidade que nos representa. E quanto mais gente responder, mais verdadeiro vai ser o resultado”.

A exemplo de João, ela também lembra os colegas. “Temos um grupo no Whatsapp, só nosso, sem chefia, e já mandei mensagens lembrando da consulta.” Marinheiro de primeira viagem, Danilo se informou sobre a consulta em encontro dos delegados do Banco do Brasil, em junho deste ano. “Acho bem legal porque o que está ali é importante para, na Campanha, focar no que a maioria quer. É uma questão de democracia”, diz o trabalhador, com pouco mais de dois anos de BB.

Itens – Entre os itens da consulta, os bancários são convidados a apontar o índice de reajuste que acham mais justo e suas prioridades entre as cláusulas econômicas, sociais, sobre condições de trabalho, segurança, saúde e emprego.

A consulta também aborda temas gerais. Este ano, o Sindicato quer saber como os bancários veem o sistema financeiro e os juros bancários, e ainda o que pensam sobre democratização da mídia e sobre reforma política. Participe!


Redação - 3/7/2014

seja socio