Pular para o conteúdo principal

Encontros de Saúde dão esperança a bancários

Linha fina
Projeto realizado em parceria com PUC-SP já dura sete anos atendendo trabalhadores com desgaste mental relacionado ao trabalho
Imagem Destaque
São Paulo – Há sete anos o Sindicato promove o projeto Encontros de Saúde em parceria com a PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica). Neste, o grupo começou as reuniões em abril. Foram 13 encontros que totalizaram 51 horas de supervisão da Clínica de Psicologia do Trabalho da PUC. Na sexta 3, a Secretaria de Saúde do Sindicato recebeu o retorno sobre como foi a orientação de estagiárias do quinto ano de Psicologia com supervisão da psicóloga e professora Renata Paparelli.

“O objetivo dos encontros é oferecer acolhimento diferenciado aos trabalhadores que merecem um espaço especial, construir formas de enfrentamento individuais e coletivas, como fortalecer o lado psicológico de cada um”, explicou Renata Paparelli. A professora criticou o atendimento de alguns psicólogos que não levam em consideração o processo penoso do mundo do trabalho no desenvolvimento de doenças.

Os atendidos pelo projeto Encontros de Saúde puderam fortalecer-se em diferentes aspectos à medida que questionaram o atual contexto de seu trabalho, formularam críticas e criaram novas perspectivas de enfrentamento. A partir da troca de experiências, os bancários conseguem ver que não estão sozinhos na situação de desgaste mental relacionado ao trabalho.

Entre os participantes esteve uma bancária que sofre de transtorno de estresse pós-traumático por ter sido refém em um assalto ao banco, outra afastada para tratamento de depressão, um bancário afastado por acidente de trabalho. “O mundo do trabalho está cada vez mais competitivo e agressivo. As pessoas se perdem em uma rotina atribulada e cheia de metas abusivas impostas pelas instituições financeiras que só visam lucros cada vez mais exorbitantes. O bancário acaba deixando os cuidados com a saúde de lado”, ressalta Dionisio Reis, secretário de Saúde do Sindicato. “Aqui oferecemos, além do grupo para bancários que precisam de apoio, orientações para evitar o adoecimento.”

> Conheça a página especial sobre saúde

O bancário que já frequentou o grupo pode participar novamente da atividade no Sindicato. Quem tiver interesse, pode entrar em contato pelo 3188-5270 ou [email protected].


Gisele Coutinho – 6/7/2015
 
seja socio