Pular para o conteúdo principal
Chapéu
UniAméricas

Impacto da digitalização no trabalho das mulheres

Linha fina
Encontro debateu direitos ameaçados pelo desmonte proposto pela reforma trabalhista, terceirização e da Previdência; Sindicato levou experiência das funcionárias do ramo financeiro
Imagem Destaque
Foto: Seeb/SP

São Paulo – O impacto da digitalização e o futuro do trabalho foram os principais assuntos discutidos na 18ª reunião do Comitê de Mulheres da UniAméricas, realizada nesta semana em Montevideú, no Uruguai.

O Sindicato participou dos debates e apresentou detalhes sobre a situação das trabalhadoras do ramo financeiro no Brasil, em risco com o desmonte dos direitos propostos pela reforma trabalhista, a terceirização e a reforma da Previdência.

A secretária-geral eleita do Sindicato, Neiva Ribeiro, conta que os participantes discutiram o avanço do conservadorismo das Américas, incluindo os Estados Unidos, que coloca um desafio maior para a organização dos trabalhadores que está sendo atacada em todo o mundo.

“Falamos ainda sobre a importância da solidariedade entre os trabalhadores de todos os países, principalmente em relação aos riscos impostos pelos ataques aos direitos no Brasil. Vivemos tempos de desafios e precisamos enfrentar essa onda de retrocessos”, diz Neiva, que é vice-presidenta do Comitê.

As novas tecnologias como digitalização, automação, inteligência artificial também apareceram como uma preocupação comum aos representantes de todos os países, já que a mudança altera drasticamente o perfil dos trabalhadores, não só no setor financeiro, mas em todos os outros.

Outro ponto importante da reunião foi a estratégia para a criação de uma convenção internacional sobre combate à violência de gênero no trabalho. O tema vem sendo discutido nas últimas reuniões e foi pauta na 106ª reunião da OIT, em junho passado.

“O combate à violência de gênero e ao feminicídio, o fim da desigualdade salarial entre homens e mulheres, que é de 23% em média, em âmbito mundial , a promoção  de políticas públicas para erradicar a desigualdade de gênero, além da mudança de cultura para divisão de tarefas no lar são pontos permanentes nesses fóruns e um desafio de diário e de primeira ordem para transformarmos a sociedade”, finalizou Neiva Ribeiro.

Balanço – Foi apresentado o balanço da UniAméricas em relação à organização das mulheres na região e o empoderamento delas nas instâncias de debate e de decisão da UNI Global.

O Comitê de Mulheres alcançou a participação feminina de 40% em todos os postos de decisão e também em todas as delegações para reuniões e congressos da UNI.

seja socio