Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Sumiu

Pedro falta à audiência e desrespeita empregados

Linha fina
Convidado pela deputada Erika Kokay, presidente da Caixa seria ouvido em Comissão da Câmara na terça-feira 9, mas não compareceu
Imagem Destaque
Foto: Reprodução / TV Câmara

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, seria ouvido nesta terça-feira 9, em audiência pública na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre as ações e anúncios polêmicos, feitos nesses primeiros meses de sua gestão, e que tendem ao enfraquecimento do, por enquanto, maior banco público da América Latina. Entretanto, não compareceu, e a audiência foi cancelada pela deputada Erika Kokay (PT/DF), que propôs o debate.

“Essa audiência tinha a função de exigir esclarecimentos sobre os acontecimentos na Caixa Econômica Federal desde que assumiu o atual presidente. Essa sua não vinda é um desrespeito com o Parlamento e, sobretudo, com os empregados do banco público”, criticou o coordenador da CEE/Caixa, Dionisio Reis, que também é dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e esteve presente à Câmara para acompanhar a audiência. “Essa reestruturação  vem sendo feita de cima para baixo, sem a devida negociação com os empregados e sem respeito à mesa de negociação e aos trabalhadores. Ela vem sendo propagandeada de forma a dar a impressão de que vai suprir a falta de empregados nas unidades, mas sabemos que isso não vai acontecer”, completou.

Pedro seria ouvido sobre assuntos como a privatização das áreas rentáveis e estratégicas, a exemplo das loterias; a retirada da instituição do Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); a redução do quadro de empregados da Caixa, por meio do Plano de Desligamento Voluntário (PDV) e a não convocação dos aprovados no concurso; a manobra contábil para cobrir perdas esperadas com calotes na carteira de financiamento imobiliário; a desvalorização de imóveis retomados em operações administrativas; a nomeação de personal trainer para o cargo de consultor; e a contratação para a vice-presidência de Recursos de Terceiros de uma profissional sem as certificações técnicas para atuar na Comissão de Valores Imobiliários (CVM), entre outras medidas polêmicas, como conta a Fenae.

A deputada Erika Kokay foi incisiva na crítica à recusa do atual presidente da Caixa de participar do debate na Câmara. “Não dá para aceitar tamanho desrespeito ao Parlamento brasileiro pela forma como tudo aconteceu. Foi feito um acordo para o Pedro Guimarães vir aqui oferecer respostas aos questionamentos que seriam feitos em relação às políticas de enfraquecimento do banco”, declarou a parlamentar.

Inicialmente, segundo ela, a convocação mirava o ministro da Economia, Paulo Guedes. Por sugestão do próprio governo, a convocatória mudou para convite. No entanto, no lugar do principal ministro da equipe econômica do governo, o acordo previa a ida do presidente da Caixa, a quem coube sugerir a data de 9 de julho.  A parlamentar contestou ainda o fato de que, em nenhum momento, o atual gestor do banco apresentou qualquer proposta a respeito do horário da reunião, apesar de ter sido consultado reiteradas vezes acerca do assunto.

A situação foi considerada lamentável pelos parlamentares que integram a Comissão. “Se não existe valorização do Poder Legislativo, que está sendo desrespeitado pelo presidente da Caixa, quem irá fazer isto? A Câmara tem representação política e isso precisa ser levado em conta”, questionou o deputado Bohn Gass (PT/RS), presente à audiência.

Protesto das entidades representativas

O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Jair Ferreira, protestou contra o fato de o atual gestor do banco ter perdido a oportunidade de esclarecer as muitas dúvidas da sociedade e dos empregados da Caixa sobre a reestruturação proposta por sua gestão. “É grave, para o desenvolvimento social e econômico do país, quando ocorre um processo de desmonte em um banco da importância da Caixa, a recusa do presidente da instituição em comparecer a um debate público com parlamentares”, questionou.

Para o presidente da Fenae, a população e os trabalhadores deste país precisam ser esclarecidos urgentemente sobre o papel que a atual gestão do banco público imagina para a Caixa. “E a audiência na Câmara, infelizmente cancelada por causa da negativa de Pedro Guimarães em comparecer, era o palco institucional adequado para que esses esclarecimentos fossem feitos”, concluiu Jair Ferreira.

Na condição de autora do requerimento, Kokay explicou que irá remeter ao Ministério do Trabalho e ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma nova representação contra o processo de reestruturação na Caixa. O presidente do banco também será alvo de novo requerimento para comparecer a uma audiência na Câmara. Dessa vez, o objetivo será convocá-lo, o que o obrigará a participar da reunião.

seja socio