Pular para o conteúdo principal

Deputado cobra explicações sobre transferência de ativos

Linha fina
Parlamentar participou do Congresso Nacional dos Funcionários do BB, quando foi discutida a criação de uma frente em defesa do banco público
Imagem Destaque
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) protocolou um requerimento na Câmara cobrando esclarecimentos sobre a cessão de carteira de crédito de R$ 2,9 bilhões do Banco do Brasil ao BTG Pactual, fundado pelo próprio ministro da Economia Paulo Guedes. A iniciativa é parte do movimento de criação de uma frente parlamentar em defesa do caráter público do Banco do Brasil, discutida no último domingo 12 durante o Congresso Nacional dos Funcionários do BB (CNFBB).

O deputado enviou um vídeo ao CNFBB falando da luta parlamentar contra a entrega do patrimônio público pelo governo Bolsonaro. Confira:

Além do requerimento cobrando tais explicações, a bancada do PSOL na Câmara também protocolou um convite ao comparecimento do presidente do BB, Rubem Novaes, para prestar esclarecimentos aos deputados.

“Entre outras coisas, o PSOL quer saber como se chegou à decisão pela venda da carteira ao BTG Pactual; se o processo assegurou ampla concorrência e se o leilão, como modalidade para que o BB possa ceder parte de seus ativos sem questionamentos sob direcionamentos, não seria o caminho mais adequado”, diz uma nota publicada no site do partido.

"É uma importante iniciativa que foi lançada no CNFBB. Vários políticos de diferentes partidos também enviaram suas declarações em defesa do banco e do funcionalismo, e agora vamos construir essa frente. Essa é só a primeira ação", explicou João Fukunaga, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil.

seja socio