Trabalhadores do Itaú lotados no Prédio do Aço elegeram, de forma virtual, em votação realizada entre os dias 7 e 15 de julho, a bancária Fernanda Leme uma das representantes para uma nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Apoiada pelo Sindicato, Fernanda pretende lutar para que o banco adote melhorias na segurança, saúde e condições de trabalho no local.
“Nesse contexto de pandemia de coronavírus, é importante eleger representantes para a Cipa preocupados com questões pertinentes à saúde e a segurança dos trabalhadores, como é o caso de melhorias no teletrabalho e no home office adotado desde o início da pandemia”, destaca a dirigente sindical Elaine Machado, bancária do Itaú.
Cipa
São funções dos cipeiros esclarecer e conscientizar sobre a gravidade das doenças ocupacionais e lutar por Programa de Prevenção às LER/Dort; fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e da medicina do trabalho; buscar, junto ao Sindicato, a ampliação dos direitos dos trabalhadores; realizar semanas internas de prevenção de acidente, nas quais sejam discutidas questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho.
Também são atribuições dos integrantes da comissão acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como rege a lei da Previdência Social; realizar trabalhos voltados à saúde mental dos bancários; informar e esclarecer os funcionários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.