Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Campanha 2020

Sindicato debate pauta da categoria na 22ª Conferência Nacional

Linha fina
No evento que reúne bancários e bancárias de todo o país é aprovada a pauta de reivindicações a ser negociada com os bancos para a renovação da CCT. Será virtual e a solenidade de abertura poderá ser assistida, ao vivo, pelas redes sociais do Sindicato
Imagem Destaque
Arte: Contraf-CUT

Um dos passos mais importantes da Campanha Nacional dos Bancários 2020, a 22ª Conferência Nacional dos Bancários será realizada nesta sexta-feira 17 (abertura solene) e no sábado 18. O evento reúne delegados bancários de todo o país, de bancos públicos e privados, e aprova a pauta de reivindicações da categoria, a ser negociada com a Fenaban (federação dos bancos) para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários.

Por conta da pandemia de coronavírus e da necessidade de manter sempre que possível o isolamento social, este ano, pela primeira vez na história, a Conferência será realizada de forma virtual, com transmissão ao vivo de sua cerimônia de abertura pelas redes sociais do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região: o Facebook e o Youtube.

A abertura inicia às 18h20 e contará com as presenças do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Maranhão, Flavio Dino, e do coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Guilherme Boulos. As atividades continuam no sábado, a partir das 9h (veja programação completa abaixo).

A presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, ressalta que, apesar de virtual, a Campanha dos bancários deste ano não será menos forte. “Estamos vivendo um contexto de ataques aos direitos trabalhistas e de ameaça à democracia. E isso foi agravado por uma crise sanitária sem precedentes nas últimas décadas. Mas isso não vai diminuir nossa disposição para a luta. Pelo contrário, estamos buscando alternativas, no uso da tecnologia, para nos aproximarmos”, destaca a dirigente, que é uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, que representa a categoria nas mesas com a Fenaban.

Ivone lembra que a pauta a ser aprovada pelos delegados bancários na 22ª Conferência Nacional é fruto de um amplo debate democrático. “A pauta começa a ser construída por todos os bancários do país, a partir das consultas que cada sindicato realiza em suas bases, nas quais os trabalhadores apontam suas prioridades, como índice de reajuste salarial e demais medidas para melhoria das condições de trabalho no setor financeiro.”

Negociação

A pauta aprovada é entregue à Fenaban para que seja iniciado o processo negocial. Desde 2018, com a reforma trabalhista que acabou com o princípio da ultratividade – conceito jurídico segundo o qual uma acordo pode ser prorrogado enquanto outro não seja assinado até sua data de validade –, os bancários têm que se mobilizar para que uma nova CCT seja assinada antes que a anterior perca a validade. “Na campanha daquele ano, acertadamente, a categoria fechou um acordo com validade de dois anos que resguardou todos os nossos direitos, em meio a um cenário adverso”, lembra Ivone.

Este ano, Bolsonaro vetou artigo da MP 936 que garantia a ultratividade de acordos e convenções enquanto perdurasse a pandemia de covid-19. Portanto, mais uma vez os bancários precisam fechar um acordo até a data de validade de sua CCT, que é 31 de agosto. “Precisamos estar atentos, unidos e mobilizados. Continuamos em uma conjuntura desfavorável, e é a nossa organização e disposição para a luta que vai nos fortalecer. Por isso, acompanhe os passos da nossa Campanha Nacional., mantenha-se atualizado pelas notícias do site e redes sociais do Sindicato. Só a luta nos garante!”, conclui Ivone.

Confira a programação:

Sexta-feira, 17 de julho

18h – Votação do Regimento Interno
18h20 – Abertura solene

Sábado, 18 de julho

9h – Mesa 1 – Conjuntura econômica
9h50 – Mesa 2 – Conjuntura política e tributária
10h45 – Mesa 3 – O sistema financeiro

13h – Almoço

14h – Mesa 4 – Comunicação, organização e estratégia de atuação
15h – Mesa 5 – Aprovação da minuta, propostas, resoluções e moções

 

 

seja socio