Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Pandemia

Sindicato se reúne com BB sobre retorno ao trabalho presencial

Linha fina
Em reunião com representantes do banco, dirigentes impediram retorno massivo ao expediente nos locais de trabalho
Imagem Destaque
Foto: Agência Brasil

Uma reunião entre a Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (CEBB) com representantes de diversos setores administrativos do Banco do Brasil nesta quinta-feira (23), reverteu a decisão da empresa de retomar o trabalho presencial em massa em São Paulo no próximo dia 27, em meio a pandemia de coronavírus. Ontem, o CEBB já havia se reunido com a Diretoria de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil (Dipes) e cobrado a mudança.

Estiveram no encontro, além de representantes da Comissão de Empresa, o Comitê Gestor Estadual de Crise Covid-19, composta pelos principais administradores da Gepes São Paulo, Gepes Sede SP, PSO Plataforma de Suporte Operacional, Super PF I e Super Varejo Especializada SP.

Sindicalize-se e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

“Ficou acordando que não haverá retorno em massa dos trabalhadores, e que nos casos necessários, os funcionários em teletrabalho seriam convidados ao trabalho presencial levando-se em consideração a especificidade do serviço, a necessidade e a situação especifica de cada funcionário”, disse o dirigente sindical e representante da CEEB pela FETEC-CUT/SP, Getúlio Maciel.

Ele lembra que que tal decisão deverá ser criteriosamente avaliada, considerando-se a situação de coabitação com pessoas do grupo de risco, questões de saúde, e situações referentes a filhos, pais, familiares que necessitam de cuidados e precaução devido ao momento de pandemia.

BB chama funcionários ao trabalho presencial sem negociação com Sindicato

Banco do Brasil insiste em colocar funcionários e seus parentes em risco

Para isso, as áreas do BB em São Paulo também se comprometeram a recepcionar e tratar essas situações que requeiram essa atenção, e buscar a melhor solução possível que atendesse a necessidade de atendimento a população, em conjunto com a salvaguarda vida e saúde desses funcionários e seus familiares.

A Dipes já havia ratificado o entendimento de que, no seu comunicado a administradores, não havia nenhuma menção de convocação de funcionários, tampouco de obrigatoriedade, para o retorno do dia 27/07, seja de trabalhadores regulares ou autodeclarados coabitantes com grupos de risco, mas que apenas “funcionário com a autodeclaração de coabitação (com pessoas que fazem parte de grupos de risco da Covid-19) passa a se enquadrar nas formas de trabalho disponíveis, como os demais funcionários do banco que não pertençam ao grupo de risco, a partir de 27/07”.

Esse posicionamento acabou jogando a responsabilidade no colo dos demais gestores de unidades do BB pelo chamado dos funcionários ao retorno, colocando-os numa situação em que poderiam assumir os riscos sobre a saúde de seus colegas, sem apoio da empresa

“Recomendamos que os bancários que não se sintam contemplados no encaminhamento e tratamento do assunto relacionado à sua saúde e de sua família, que entrem em contato e mantenham o Sindicato informado, para que possamos buscar a resolução e atendimento junto ao BB”, acrescentou o coordenador da CEBB e dirigente sindical, João Fukunaga.

Procure o Sindicato

Nesse contexto de pandemia de coronavírus, em que o movimento sindical bancário conquistou home office para metade da categoria em todo o país, é indispensável que os trabalhadores possam se comunicar com o Sindicato.

Por isso, adicione o whatsapp do Sindicato para receber notícias de seu interesse: 11 99930-8483. E quando quiser fazer alguma denúncia ou tirar alguma dúvida, pode ser também por whatsapp, mas neste outro número: 11 97593-7749.

Veja outras formas de contatar o Sindicato:

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco ou financeira não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar 

> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário 

Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco ou financeira? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail. 

seja socio