Central de Atendimento

ou whatsapp (11) 97593-7749
Pandemia

Sindicato se reúne com BB sobre retorno ao trabalho presencial

Em reunião com representantes do banco, dirigentes impediram retorno massivo ao expediente nos locais de trabalho

  • William De Lucca, Spbancarios
  • Publicado em 23/07/2020 18:27 / Atualizado em 23/07/2020 20:52

Foto: Agência Brasil

Uma reunião entre a Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (CEBB) com representantes de diversos setores administrativos do Banco do Brasil nesta quinta-feira (23), reverteu a decisão da empresa de retomar o trabalho presencial em massa em São Paulo no próximo dia 27, em meio a pandemia de coronavírus. Ontem, o CEBB já havia se reunido com a Diretoria de Gestão de Pessoas do Banco do Brasil (Dipes) e cobrado a mudança.

Estiveram no encontro, além de representantes da Comissão de Empresa, o Comitê Gestor Estadual de Crise Covid-19, composta pelos principais administradores da Gepes São Paulo, Gepes Sede SP, PSO Plataforma de Suporte Operacional, Super PF I e Super Varejo Especializada SP.

Sindicalize-se e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

“Ficou acordando que não haverá retorno em massa dos trabalhadores, e que nos casos necessários, os funcionários em teletrabalho seriam convidados ao trabalho presencial levando-se em consideração a especificidade do serviço, a necessidade e a situação especifica de cada funcionário”, disse o dirigente sindical e representante da CEEB pela FETEC-CUT/SP, Getúlio Maciel.

Ele lembra que que tal decisão deverá ser criteriosamente avaliada, considerando-se a situação de coabitação com pessoas do grupo de risco, questões de saúde, e situações referentes a filhos, pais, familiares que necessitam de cuidados e precaução devido ao momento de pandemia.

BB chama funcionários ao trabalho presencial sem negociação com Sindicato

Banco do Brasil insiste em colocar funcionários e seus parentes em risco

Para isso, as áreas do BB em São Paulo também se comprometeram a recepcionar e tratar essas situações que requeiram essa atenção, e buscar a melhor solução possível que atendesse a necessidade de atendimento a população, em conjunto com a salvaguarda vida e saúde desses funcionários e seus familiares.

A Dipes já havia ratificado o entendimento de que, no seu comunicado a administradores, não havia nenhuma menção de convocação de funcionários, tampouco de obrigatoriedade, para o retorno do dia 27/07, seja de trabalhadores regulares ou autodeclarados coabitantes com grupos de risco, mas que apenas “funcionário com a autodeclaração de coabitação (com pessoas que fazem parte de grupos de risco da Covid-19) passa a se enquadrar nas formas de trabalho disponíveis, como os demais funcionários do banco que não pertençam ao grupo de risco, a partir de 27/07”.

Esse posicionamento acabou jogando a responsabilidade no colo dos demais gestores de unidades do BB pelo chamado dos funcionários ao retorno, colocando-os numa situação em que poderiam assumir os riscos sobre a saúde de seus colegas, sem apoio da empresa

“Recomendamos que os bancários que não se sintam contemplados no encaminhamento e tratamento do assunto relacionado à sua saúde e de sua família, que entrem em contato e mantenham o Sindicato informado, para que possamos buscar a resolução e atendimento junto ao BB”, acrescentou o coordenador da CEBB e dirigente sindical, João Fukunaga.

Procure o Sindicato

Nesse contexto de pandemia de coronavírus, em que o movimento sindical bancário conquistou home office para metade da categoria em todo o país, é indispensável que os trabalhadores possam se comunicar com o Sindicato.

 

 

Por isso, adicione o whatsapp do Sindicato para receber notícias de seu interesse: 11 99930-8483. E quando quiser fazer alguma denúncia ou tirar alguma dúvida, pode ser também por whatsapp, mas neste outro número: 11 97593-7749.

Veja outras formas de contatar o Sindicato:

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco ou financeira não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar 

> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário 

Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco ou financeira? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail. 



Voltar para o topo