Pular para o conteúdo principal

Bancário, participe de estudo da Unicamp sobre sequelas da covid-19

Imagem Destaque
<a href='https://br.freepik.com/fotos/coracao'>Coração foto criado por jcomp - br.freepik.com</a>

Mudança de paladar, fraqueza, falta de concentração, de memória, depressão, dores, problemas renais, problemas vasculares, pressão alta. Uma série de estudos científicos apontam a existência de uma variada gama de doenças ou sintomas pós-covid, sendo as descritas acima as mais comuns.

Diante das evidências, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região orienta os bancários a responderem pesquisa que está sendo elaborada pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Universidade de Campinas).

“Para os bancários que tiveram Covid-19, esta pesquisa ajudará a entender quais são as chamadas síndromes pós-Covid e como elas podem afetar no desempenho profissional. E, em face dos resultados da pesquisa, o movimento sindical terá mais subsídios para cobrar dos bancos melhores condições de trabalho e do governo melhores políticas públicas.”

Carlos Damarindo, secretário de Saúde do Sindicato e bancário do Itaú

“A ciência já comprovou a existência de uma série de possíveis sequelas em muitas pessoas que tiveram Covid. Mas precisamos comprovar como está na nossa categoria. Nos ajude a te ajudar”, acrescenta.

Neste estudo, todos os participantes responderão questionários online e alguns (que moram próximo à Unicamp) terão a oportunidade de comparecer ao Hospital das Clínicas da universidade para fazer avaliação presencial que inclui um exame de Ressonância Magnética do cérebro. Todos os detalhes da pesquisa estão descritos no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), que deve ser assinado para participar do estudo.

Será garantido sigilo absoluto aos dados pessoais. Os bancários com interesse em participar devem assinar o Termo de Consentimento e, em seguida, responder o questionário. Todas as pessoas que tiveram infecção ou que apenas testaram positivo podem participar da pesquisa.

Este questionário foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unicamp, órgão responsável por assegurar que todas as questões de ética em pesquisa e segurança de dados sejam adequadamente tratadas (processo nº CAAE 31556920.0.0000.5404). Estas questões estão explicadas no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) que você precisar concordar antes de responder o questionário online.

Caso tenha dúvidas, entre em contato com a equipe pesquisadores através do e-mail: [email protected]; ou por WhatsApp: (19) 997687517.

“O Sindicato apoia esta iniciativa que irá permitir uma análise específica da categoria para podermos registrar a situação, negociando frente aos bancos medidas que garantam aos bancários seus direitos trabalhistas e previdenciários, controle médico e tratamento adequado quando necessário. Se você teve covid-19, responda o questionário e compartilhe com seus colegas de trabalho.”

Carlos Damarindo, secretário de Saúde do Sindicato e bancário do Itaú
seja socio