No episódio desta terça 2 da série História em Pílulas vamos relembrar um triste episódio da história do Brasil com a pandemia de covid-19, que iniciou em 2020, e resgatar a luta permanente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região para salvar vidas.
Desde os primeiros momentos do distanciamento social, o Sindicato rapidamente se adequou e abriu negociação com os banqueiros para colocar mais de 200 mil trabalhadores em home office, além de proteger seus funcionários, conquistar reajustes no salário e na PLR para os bancários, e ainda o compromisso dos bancos de assinar a CCT com cláusulas voltadas para o home office.
Por conta do agravamento dos casos de covid-19, foi determinado na Conferência Nacional dos Bancários, em julho de 2020, que o uso das redes seria fundamental para estabelecer comunicação direta com os bancários. Foi criado um Comitê de Crise com os Bancos e o movimento sindical bancário pressionou o Governo Federal, na gestão de Jair Bolsonaro, para que incluísse os bancários na lista de prioridades do primeiro grupo de risco que receberia a vacina.
O Sindicato deu um salto na comunicação digital e aprendeu a trabalhar com as redes sociais, já que nas ruas não era permitido, por conta do lockdown. O processo de negociação e a mobilização incansável do Sindicato foi tão vitoriosa que teve sua luta reconhecida internacionalmente, durante um seminário organizado pela Uni Global Union, em Fortaleza (CE), em 2022.
Quer relembrar todas as lutas neste período da pandemia? Assista! A série faz parte das comemorações pelos 100 anos do Sindicato, completados em abril de 2023, e vai ao ar com um episódio por semana.
- Assista aos demais episódios da série História em Pílulas
- Assista também aos episódios da série O Sindicato é feito de pessoas, que também vai ao ar semanalmente, como parte das atividades dos 100 anos da entidade, completados em abril de 2023.