Pular para o conteúdo principal

Bancários do Núcleo Vila Leopoldina vão eleger nova Cipa nos dias 12 e 13 de julho

Imagem Destaque
Arte com os rostos dos bancários Valdir Francisco e Edélcio Colhado, candidatos à Cipa do Bradesco Vila Leopoldina

Os bancários do Bradesco lotados no Núcleo Vila Leopoldina vão eleger, nos dias 12 e 13 de julho, a nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). O Sindicato apoia os candidatos Valdir Francisco (número 15) e Edélcio Colhado (número 4), ambos do Departamento Operações e Negócios (ON).

Se eleitos, eles terão o dever de atuar na defesa dos interesses e necessidades dos trabalhadores, e por melhores condições de saúde e de trabalho no centro administrativo.

A eleição será realizada por meio de cédula de papel, tendo início às 22h do dia 12 e se encerrando às 17h do dia 13. Cada funcionário poderá votar em apenas um candidato.

Após o período de calamidade pública instituído por conta da pandemia de Covid-19, e com o retorno dos trabalhadores aos centros administrativos, o Bradesco voltou a fazer eleição de Cipa nos seus prédios. É importante que todos fiquem atentos e participem da eleição, pois a Cipa é um instrumento essencial para a defesa dos trabalhadores.

O Sindicato apoia Valdir e Edelcio, ambos comprometidos com as pautas dos trabalhadores, e já foram cipeiros da Cidade de Deus.

O que é Cipa?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é um instrumento dos trabalhadores para cobrar do banco melhorias no ambiente e nas condições de trabalho. Tem como objetivo, além da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, a defesa da vida e da saúde do trabalhador.

Quais as funções dos cipeiros?

São funções dos cipeiros esclarecer e conscientizar sobre a gravidade das doenças ocupacionais e lutar por um Programa de Prevenção às LER/Dort; fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e da medicina do trabalho; buscar junto ao Sindicato a ampliação dos direitos dos trabalhadores com doenças ocupacionais; realizar semanas internas de prevenção de acidente, nas quais sejam discutidas questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho.

Também são atribuições dos integrantes da comissão acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como rege a lei da Previdência Social; realizar trabalhos voltados à saúde mental dos bancários; informar e esclarecer os funcionários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.

seja socio