
Candidatos que receberam apoio do sindicato foram eleitos para as cipas da Cidade de Deus e Núcleo Vila Leopoldina, concentrações bancárias do Bradesco.
Na Cidade de Deus, foram eleitos Adriana Regina e Waldeci Pereira de Castro. Já no Núcleo Vila Leopoldina, foram eleitos Paulo Martins e Katia Martins.
“Agradecemos a participação de todos no processo eleitoral para as cipas da Cidade de Deus e Núcleo Leopoldina e parabenizamos os eleitos, desejando a eles um bom mandato e colocando o Sindicato a disposição para apoiá-los na missão de promover um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos”
Marcio Vieira, dirigente do Sindicato e bancário do Bradesco
“Enfrentamos muitos obstáculos neste processo eleitoral, mas mantivemos o foco e a luta em prol da saúde, segurança e condições de trabalho adequadas para os bancários da Cidade de Deus e Núcleo Leopoldina, elegendo assim candidatos que de fato estão comprometidos com os interesses dos trabalhadores”, acrescenta.
Cipa é conquista dos trabalhadores
A Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é um importante instrumento de luta dos trabalhadores para cobrar das empresas medidas que previnam acidentes e assegurem um ambiente de trabalho adequado aos funcionários de todos os setores, respeitando suas particularidades.
O cipeiro, como é chamado o membro da comissão, tem entre suas funções: conscientizar os demais empregados sobre a gravidade das doenças ocupacionais; lutar por ações efetivas de prevenção às LER/Dort; fiscalizar o cumprimento das normas de segurança; empenhar-se, ao lado do Sindicato, pela ampliação dos direitos dos empregados afastados ou que retornaram ao trabalho após licença médica.
São atribuições da Cipa: realizar as Semanas Internas de Prevenção de Acidentes, na qual se discutem questões de saúde física e mental e relativas às condições de segurança no trabalho, assim como o combate ao assédio moral; acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como prevê a lei da Previdência Social; realizar atividades voltadas à saúde mental; informar e esclarecer os bancários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.
