Candidatos apoiados pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região foram eleitos para o conselho gestor dos Centros de Saúde em Referência do Trabalhador (CRST). Os conselheiros eleitos ficarão no cargo até 2024. A votação ocorreu na quarta-feira 29.
Os CRSTs estão vinculados à Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo são seis unidades (veja endereços no final do texto) dotadas de estrutura voltada para o auxílio gratuito ao cidadão, com ou sem carteira de trabalho; e têm a função de diagnosticar doenças e acidentes decorrentes da atividade profissional.
“A participação dos Bancários nos CRSTs é muito importante. Temos que fortalecer estes locais que dão apoio, acolhem, orientam e estudam as doenças do trabalho. O CRST é público e atende todos os trabalhadores que os procuram e estão acometidos por doenças do trabalho” enfatiza Valeska Pincovai secretária de Saúde do Sindicato e bancária do Itaú.
A dirigente lembra que a categoria bancária sofre muito com doenças psicológicas causadas pela cobrança de metas abusivas, sendo as doenças psíquicas responsáveis por quase 70% dos afastamentos de bancários pelo INSS.
“O Sindicato se preocupa muito com este número de adoecidos, que vêm crescendo ao longo dos anos devido a doenças como depressão, estresse, ansiedade, surto psicótico, síndrome do pânico e de burnout. Além de prevenção e combate ao assédio, temos que acolher todos os trabalhadores. Se você estiver passando por pressão, denuncie ao Sindicato”, afirma Valeska.
O que é o CRST
É um posto dotado de médicos, fisioterapeutas e outros especialistas relacionados à medicina do trabalho.
- Auxilia o trabalhador a comprovar que sua doença é decorrente de acidente ou de condições inadequadas de trabalho;
- Se identificada a doença relacionada ao trabalho, emite Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), documento essencial para o reconhecimento do Beneficio Por Incapacidade Temporária como Acidente de Trabalho junto ao INSS;
- Oferece tratamento clínico. Quando isso não é possível, encaminha a outro local vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS);
- Pode, ainda, fiscalizar e autuar empresas por não notificar acidentes de trabalho.
Como utilizar o CRST
Para ter acesso aos serviços do CRST o trabalhador tem de se dirigir à unidade mais próxima de sua residência ou do serviço (veja endereços abaixo), apresentar comprovante de endereço, o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e guia de encaminhamento que pode ser emitida pelo sindicato ao qual é vinculado, pela empresa ou por um médico. Antes da consulta, a pessoa passa por triagem cujo horário e dias são distintos em cada uma das unidades.